quinta-feira, 16 de maio de 2013


Receita Natural


É com prazer que apresentamos-lhe o site Receita Natural. Site este que tem como objetivo levar a sabedoria popular ao usuário da internet.
De forma fácil e simples escreveremos aqui receitas naturais e dicas caseiras, muitas vezes, conhecidas do público, a fim de que leve alívio ou esclareça alguma dúvida ao nosso visitante.

Importante:

Disponibilizamos aqui apenas uma orientação, prática e fácil, àqueles que desejam utilizar de plantas e ervas que estão a disposição de todos.
Portanto, o conteúdo que aparecem no Receita Natural NÃO oferecem uma alternativa segura contra doenças e NÃO tem responsabilidade médica nas indicações, são apenas de caráter informativo ou complementar. Sempre procure um especialista que irá lhe acompanhar em seu tratamento. Mesmo sendo naturais, muitas ervas podem ter efeitos colaterais indesejáveis podendo até matar.
Não faça diagnósticos próprios.

Sempre procure um médico!



Propriedades Medicinais: estimulante, expectorante, febrífugo e laxativa

No último artigo, você conheceu melhor as plantas calmantes, carminativas, diuréticas, emenagogas e emolientes. Dando continuidade à nossa lista de propriedades medicinais, hoje falaremos sobre as ervas com função estimulante, expectorante, febrífuga e laxativa.

Estimulantes

As plantas estimulantes são as capazes de estimular as atividades cerebrais, nervosas e vasculares. Essas ervas também podem servir para acelerar o funcionamento de certos órgãos ou sistemas do corpo humano, como o coração e o tubo digestivo, por exemplo. O café é um dos estimulantes mais conhecidos do  público geral, por aumentar a energia e a disposição de quem o consome. O ginseng e a camellia sinensis também são exemplos de plantas com efeito estimulantes.
Ginseng
Ginseng: erva com propriedade estimulante

Expectorantes

Como o próprio nome indica, as plantas com função expectorante ajudam na expectoração, ou seja, na eliminação do catarro presentes nas vias respiratórias. Por isso, essas ervas são recomendadas em caso de tosse, sinusite, bronquite, gripe e/ou resfriado. Normalmente são utilizadas em chás e xaropes para aliviar as vias respiratórias e expulsar as secreções. Entre as ervas expectorantes estão o alho, o tomilho e oagrião.

Febrífugas

As ervas febrífugas ou anti-piréticas são aquelas que ajudam a combater ou reduzir a febre. Elas são utilizadas em casos de temperatura corporal alta, causada por infecções ou outros males que acometem o organismo. A milfolhada, a salva e acamomila  possuem essa propriedade, por serem capazes de aliviar a febre. É preciso destacar que essas ervas devem ser utilizadas com cuidado, pois a febre é um sintoma que acompanha doenças infecciosas. Por isso, antes de tentar acabar com a temperatura alta é preciso descobrir o que está causando a febre e tratar esse problema.

Laxativas

As ervas laxativas, também conhecidas como purgativas, são aquelas que facilitam ou aceleram a evacuação, aumentando ou volume das fezes ou provocando o movimento dos intestinos. As plantas com  esse tipo de propriedade podem ser utilizadas para aliviar o incômodo causado pela prisão de ventre, muito comum entre as mulheres. Elas também são eficientes em casos onde é preciso eliminar rapidamente alguma substância tóxica que tenha sido ingerida. O uso desas ervas também merece cuidado, pois podem causas diarreias, desidratação e irritação das paredes do intestino. Aaloe vera, a genciana e o ruibarbo são alguns exemplos de plantas que possuem esta propriedade.

Insulina Vegetal – Propriedades Medicinais

O assunto de hoje é a planta conhecida como insulina vegetal (Cissus sicyoidesL). Ela recebe este nome porque, segundo a medicina popular, é capaz de auxiliar na redução dos níveis de glicose. A insulina é uma substância produzida pelo pâncreas que regula a glicemia. Por isso, quando há algum problema na produção da insulina, a quantidade de açúcar fica desregulada, causando o diabetes. Será que a insulina vegetal também tem essa função em nosso organismo?
Insulina Vegetal
Insulina Vegetal

Nomes Populares:

  • Anil-trepador
  • Cipó-da-china,
  • Cortina-japonesa
  • Diabetil
  • Uva-brava
  • Uva-do-mato

Propriedades

A insulina vegetal é conhecida por ajudar notratamento do diabetes, além de de ser usada para outros problemas como:
  • Reumatismo
  • Abcessos
  • Má circulação
  • Inflamações

Cuidados

É importante destacar que os estudos científicos não são conclusivos em relação aos benefícios da insulina vegetal para quem sofre com o diabetes. Pesquisas realizadas por diferentes instituições brasileiras chegaram a resultados conflitantes.O estudo conduzido pelo pesquisador Flávio Beltrane, na Universidade Federal de Maringá, testou o extrato da planta em ratos com diabetes e não observou qualquer redução nos níveis de glicemia. Outro grupo de pesquisadores investigou a ação da planta medicinal em pessoas com pré-diabetes e diabetes. Nesse caso, conclui-se que os pacientes com pré-diabetes tiveram uma pequena redução da glicose.
Assim, outras pesquisas ainda precisam ser realizadas para confirmar as propriedades e benefícios do uso da insulina vegetal. Consulte o seu médico antes de utilizar a planta como tratamento auxiliar!

Chá de Insulina Vegetal


insulina vegetal (Cissus sicyoides), também conhecida como cipó da china, ou uva-do-mato, é bastante conhecida namedicina popular por ajudar na redução dos níveis de glicose no sangue. O chá da erva também é indicado como antirreumático, anti-inflamatório e notratamento das doenças de estômago. Abaixo ensinamos a receita da infusão que pode ser usada por diabéticos para controlar a glicemia.
Insulina Vegetal
Imagem por Plantamed

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de folhas secas do cipó
  • 3 folhas frescas
  • 1 e 1/2 litro de água filtrada

Modo de Preparo:

Primeiramente, ferva a água em uma panela de vidro ou inox. Depois despeje ainda quente sobre as folhas da insulina vegetal, tampe o recipiente e mantenha abafado por 20 minutos. Passado esse tempo, coe o chá e estará pronto para o consumo.

Posologia

Tomar 1 xícara do chá 3 vezes ao dia, entre as principais refeições.

Cuidados

O diabetes é uma doença bastante séria, que precisa ser acompanhada por um especialista. Se optar por usar o chá de insulina vegetal, converse com o seu médico. Não abandone os remédios por conta própria e acompanhe as variações da glicemia.

Ervas e Remédios Naturais – ANVISA

Por vários dias, postamos receitas naturais no blog que se baseavam nas recomendações dadas pela ANVISA. Recomendações que vieram após a Agencia Nacional de Saúde, orgão do governo que promove a saúde dos cidadãos, ter regulamentado o uso de uma série de ervas naturais (veja também anotícia) e também permitdo que estas possam ser vendidas em farmácias por exemplo.
ANVISA
ANVISA
É obrigatório que as embalagens contenham um modo de preparo, mas, caso este não esteja presente, seja perdido ou outra causa qualquer, eis aqui todas as receitas que postamos com base nas recomendações da ANVISA.
Lembre-se, também, de que apesar de naturais, estes chás são medicamentos e o companhamento médico é indispensável.

Receitas Naturais – ANVISA



O que são Fitoterápicos

Falamos sempre aqui no Receita Natural sobre plantas com propriedades medicinais. O efeito dessas plantas em nossa saúde se deve a alguns princípios ativos, contidos no vegetal, que age no interior de nosso organismo. Em muitos casos, esse princípio ativo pode ser isolado e utilizado para a fabricação de medicamentos. Tais medicamentos são chamados de fitoterápicos.
Em resumo, os fitoterápicos sãomedicamentos feitos a partir de plantas medicinais. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o fitoterápico é um produto obtido exclusivamente de matérias-primas vegetais, como extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros. Não se trata, portanto, da planta medicinal em si, mas de um medicamento industrializado. Por isso, os fitoterápicos, assim como os outros medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade e ter sua eficácia comprovada.
Alguns medicamentos comuns, como a aspirina e a colchicina, utilizam substâncias ativas de plantas em sua composição. No entanto, não são considerados como fitoterápicos por utilizares outras substâncias, não obtidas de vegetais.

Plantas Medicinais

Medicamentos Fitoterápicos
O que são fitoterápicos?
Em 2007, a ANVISA estabeleceu uma lista com 71 plantas que podem ser utilizadas como fitoterápicos. Entre elas, estão
  • alho: anti-séptico, anti-inflamatório e anti-hipertensivo;
  • camomila: no combate à dermatites;
  • erva doce: para gases, cólicas e como calmante;
  • capim santo: analgésica, diurética e expectorante;
  • cavalinha: diarréias, infecções de rins e bexiga, estimulam a cicatrização;

Vantagens dos Fitoterápicos

  • Em relação aos remédios comuns, os fitoterápicos tem um custo menos elevado;
  • Os fitoterápicos, em geral, são menos agressivos ao organismo que outros medicamentos, causando menos efeitos colaterais;
  • Medicamentos fitoterápicos podem oferecer um tratamento mais eficaz, no caso de algumas doenças, tais como
    • problemas digestivos;
    • ansiedade;
    • ganho de peso.

Alguns Produtos Fitoterápicos

  • Ginkgo biloba: é um fitoterápico com cerca de 20 substâncias ativas, produzindo vários efeitos à saúde, tais como
    alívio das dores nas pernas e braços;
    redução de tonturas;
    melhoria da memória.
  • Chlorella: medicamento fitoterápico usado principalmente para redução do apetite e consequente perda de peso.

Cuidados

Com relação aos fitoterápicos e plantas medicinais, alguma pessoas pensam que “se não fizer bem, mal não faz”. No entanto, isso não é verdade. O uso de medicamentos, mesmo que obtidos a partir de vegetais, deve ser feito sempre com cautela e acompanhamento profissional. Alguns cuidados devem ser tomados para um consumo adequado dos fitoterápicos:
  • Verifique, na caixa do produto, o número de inscrição do medicamento no Ministério da Saúde e só utilize medicamentos devidamente registrados pela ANVISA;
  • Mesmo sem a necessidade de receita, o medicamento fitoterápico deve ser prescrito por um profissional. Segundo orientações do Ministério da Saúde, nutricionistas podem prescrever o uso desse tipo de medicação;
  • O uso dos medicamentos fitoterápicos não é recomendado a gestantes e mulheres em fase de amamentação.

Benefícios do Pau Brasil

Globo Repórter que foi ao ar na última sexta feira, 24 de fevereiro, mostrou a importância das plantas brasileiras notratamento de diversas doenças. Uma das plantas apresentadas foi primeiro produto explorado comercialmente pelos portugueses após a descoberta: o pau brasil. O corante extraído da madeira vermelha tinha grande importância econômica, atraindo o interesse dos colonizadores. Por ser tão importante no início de nossa história, a árvore acabou batizando o Brasil.
Mas a importância mostradas pelo Globo Repórter foi outra. Pesquisas recentes mostraram que o pau brasil possui substâncias terapêuticas, capazes de reduzir os riscos de câncer.
Pau Brasil
Folhas e flores do pau brasil

Propriedades Medicinais

medicina popular propagou o uso do pau brasil como cicatrizante e adstringente. Tradicionalmente, a planta também é utilizada no combate dos sintomas da asma. A partir dessas informações, pesquisadores resolveram investigar melhor as propriedades do corante, através das substâncias conhecidas como brasileína e brasilina.
Desde 1996, cientistas da Universidade Federal do Pernambuco estão estudando as diversas partes da árvore: flor, folha, caule, cerne e raiz. Os testes, feitos em camundongos, mostraram que essas substâncias são capazes de reduzir tumores. Todos os animais tiveram os seus tumores diminuídos. A pesquisadora Elisângela Silva afirma que o pau brasil possui importantes substâncias antiinflamatórias e pode atuar também como anticancerígeno.
A pesquisa ainda não testou as substâncias extraídas do pau brasil em seres humanos, mas revela a importância de estudos que desvendem as propriedades dessa árvore histórica. Isso talvez ajude os ambientalistas a evitar a extinção do pau brasil. Atualmente, a planta core sérios riscos de desaparecer de nossas matas. No entanto, sabendo de seu poder curativo, talvez seja maior o interesse em preservar a árvore típica de nossa flora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário