quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cálculo da idade gestacional


Cálculo da idade gestacional

Compartilhar no Facebook
publicidade

O que é:

O cálculo da idade gestacional é um cálculo que se faz para saber de quantos meses a mulher está grávida. O cálculo também é importante para saber a provável data do parto.
Este cálculo é feito pelo obstetra, considerando-se sempre a data da última menstruação (DUM). Conta-se semana por semana e dias completos.

Como calcular a idade gestacional semana a semana

Para calcular a idade gestacional semana a semana, comece a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação e marque num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
Por exemplo: se a data da última menstruação foi o dia 11/03/2000 e a mulher descobriu que está grávida, para saber de quantas semanas ela está, deve-se contar o 1º dia de gravidez como sendo o dia em que veio a última menstruação, ou seja, no dia 11/03. Dessa forma, no dia 16/04/2000 ela estaria com 5 semanas e 5 dias de gestação.
É certo que no dia 11/03 ela ainda não estava grávida pois ficou menstruada, mas os médicos levam isto em consideração e é por isso que a data prevista do nascimento do bebê tem uma variação de 2 semanas.
Essa variação de tempo é normal porque a ovulação ocorre, aproximadamente, 2 semanas após o início do ciclo menstrual e a concepção ocorre logo após a ovulação. Por isso, o embrião é, aproximadamente, 2 semanas mais jovem do que o número de semanas contadas e, quando a menstruação da mulher é irregular, esta diferença pode ser ainda maior.

Cálculo da idade gestacional corrigida

O cálculo da idade gestacional feito pelo obstetra será corrigido pela ultrassonografia, pois nela o médico poderá medir o tamanho do embrião e o tamanho do saco gestacional. Outra forma de corrigir a idade gestacional é através da quantidade de Hcg presente na urina da mulher e pela altura uterina.
Contar a gravidez semana a semana é a forma mais segura de saber a idade do bebê, pois, ao contar a gravidez por meses, as chances de erro são muito grandes.

Idade gestacional por trimestre

A idade gestacional pode ainda ser feita por trimestre, ou seja, a gravidez fica subdividida de 3 em 3 meses, onde:

Primeiro trimestre de gestação:

  • 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês
  • 5 a 9 semanas de gestação: 2 meses
  • 10 a 13 semanas de gestação: 3 meses

Segundo trimestre de gestação:

  • 14 a 17 semanas de gestação: 4 meses
  • 18 a 22 semanas de gestação: 5 meses
  • 23 a 26 semanas de gestação: 6 meses

Terceiro trimestre de gestação:

  • 27 a 31 semanas de gestação: 7 meses
  • 32 a 35 semanas de gestação: 8 meses
  • 36 a 40 semanas de gestação: 9 meses
A gravidez pode durar até 41 semanas e 6 dias. Considera-se prematuro o bebê que nascer antes de completar as 37 semanas de gestação. Por norma, a data prevista do parto é aquela onde se completa 40 semanas. O bebê pode nascer 2 semanas antes ou até 2 semanas depois desta data, sendo totalmente normal.
Só não é aconselhado deixar o bebê completar 42 semanas ainda dentro do útero, pelo risco de aspiração do mecônio. Por isso, alguns médicos optam por marcar uma data dentro das 41 semanas para induzir o parto de forma segura, caso ele não comece espontaneamente.

Links úteis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário