quinta-feira, 16 de maio de 2013


Rachadura no seio

Apesar de estar ligado à amamentação, as rachaduras no bico do seio pode acontecer não somente pela amamaentação, mas também por ressecamento devido ao clima, resíduos de sabão ou detergente nas roupas, sabonetes, talcos, perfumes e mesmo, uma higienização incorreta no momento de guardar o seio após amamentar. Pode ser algo comum de acontecer sobretudo se o bebê ainda não “pegou o jeito” mas, se acompanhado de dor, o médico pediatra ou ginecologista deve ser consultado.
Amamentação
Amamentação

Você vai precisar de:

  • Um punhado de alfavaca
  • Um litro de água

Modo de Preparo:

Ferva, por cerca de cinco minutos a alfavaca.

Posologia

Dobre um pano bem limpo e embeba no chá. Passe sobre os bicos do seio rachado.

Outras dicas

  • O próprio leite materno pode ser utilizado como hidratante no bico do seio, evitando rachaduras
  • Manteiga de cacau auxilia a hidratar o seio e casca de mamão verde a cicatrizar
  • Deixe o seio tomar sol pela manhã por cerca de quinze minutos
  • Evite produtos químicos (álcool, perfumes, pomadas) na região, exceto aqueles recomendados por especialistas

Atenção

A amamentação é muito importante para o desenvolvimento do bebê, portanto em casos de desconforto, não abandone a amamentação precocemente, procure um médico para tratar seu problema. Também é muito importante limpar o bico do seio para seu bebê antes de começar a alimentação.

Preparos de Plantas e Ervas Medicinais

Anteriormente, falamos sobre métodos de preparar as suas plantas medicinais:Infusão, Decocção, Maceração, Compressa e Infusão. Hoje teremos ainda outras formas de utilizar as ervas.

Tisana

É um tipo diferente de infusão que consiste em colocar as ervas em água fervente e deixar no fogo por alguns minutos.
Preparo: coloque 1 litro de água no fogo e quando ferver, acrescente 2 colheres da erva e tape o recipiente, deixando no fogo por 5 ou 6 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogão, deixa a bebida descansar por alguns minutos e então passe pelo coador.
Óleos Medicinais
Óleos Medicinais

Óleo medicinal

O óleo medicinal pode ser usado em massagens, máscaras, cataplasmas e produtos de beleza. Trata-se de um método que utiliza algum tipo de óleo para diluir a erva.
Preparo: para cada parte de erva acrescente 5 partes de óleo comum ou azeite. Leve a mistura em banho maria por 2 horas, sem deixar que a água ferva. Depois que esfriar, coe o óleo em um pano limpo e esprema bem o resíduo que restar no pano.

Tintura

Preparo: acrescentar 10g de erva seca ou 20g de erva fresca em 80ml de álcool (50º a 80º), triturar a mistura no liquidificador e deixar em repouso em recipiente de vidro por 5 dias, agitando de vez em quando. Depois desse tempo, coe a tintura e acrescente álcool até completar 100ml.

Tintura vinosa

A tintura vinosa é um método que utiliza vinho branco no preparo das ervas medicinais.
Preparo: para cada 100ml de vinho branco, acrescente 5g de erva seca ou 10g de erva fresca e deixe macerar em recipiente de vidro durante 1 semana. O vinho utilizado deve gradação alcoólica entre 11 e 12% e após coada a tintura deve ser mantida em um lugar fresco.

Cataplasmas

Esse método consiste em aplicar a erva sobre uma parte do corpo que esteja dolorida, inflamada ou inchada. A preparação do cataplasma varia de acordo com o tipo de erva utilizado:
  • Ervas frescas: pode ser aplicada diretamente na parte afetada, sem nenhuma preparação prévia;
  • Ervas secas: devem ser aplicadas no interior de um saquinho e aplicadas quentes ou frias, dependendo do problema;
  • Pasta: a erva deve ser moída com a ajuda de um pilão (ou almofariz) até que vire um pasta. A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou entre dois panos. Caso utilize a erva seca, ferva-a antes para que facilite a formação da papa.

Unguento

O unguento é uma espécie de pomada, preparada com ervas trituradas e gordura vegetal. Na hora da aplicação é preciso levar a mistura para derreter em fogo baixo.

Banhos

O método consiste em acrescentar um infuso ou tisana concentrado à água da banheira.

Ração Humana – Ingredientes

Os ingredientes da Ração Humana não são difíceis de se encontrar. No geral, qualquer mercado ou feira poderá encontrar 100% dos elementos que compõem este complemento alimentar.
Neste post, a intenção é apresentar um pouco cada um destes ingredientes. Para saber como tomar a Ração Humana, visite o artigo anterior.
Ingredientes da Ração Humana
Ingredientes da Ração Humana

Ingredientes da Ração Humana

Açúcar mascavo (100g): é o açúcar sem passar pelo processo de refino. Contém cálcio, ferro, potássio, vitaminas e sais minerais.
Cacau em pó (100g): é rico em sais minerais, incluindo ferro, magnésio, potássio e fósforo, auxilia na produção de hormônios como serotonina, que traz bem estar.
Farelo de Aveia  (500g): rica em fibras e proteínas, bem como vitaminas e minerais, inibe a absorção de gordura pelo organismo e auxiliam o intestino. Saiba mais sobre a Aveia.
Farelo de trigo (500g): mantém as proteínas fibras e ferro da película externa do grão de trigo.
Farinha da casca de maracujá (100g): controla a taxa de açúcar no sangue.
Gelatina sem sabor (100g): tem o papel na Ração Humana de saciar a fome.
Gergelim (100g): auxilia contra o estresse e é um estimulante sexual. Rico em cálcio.
Gérmen de trigo (100g): rico em sais minerais, proteínas e vitaminas E, B e K, irá desintoxicar seu organismo.
Guaraná em pó (100g): com bastante cafeína, funciona como estimulante, melhorando a capacidade física e mental.
Leite de soja em pó (500g): possui menos calorias e gorduras que o leite de vaca, além de não conter colesterol.
Levedo de cerveja (100g): composto de manganês, cromo e fósforo, além de rico em vitamina B, auxiliará a fortalecer o sistema imunológico.
Linhaça dourada (100g): destaca-se por ser rica em ácidos graxos essenciais como o Ômega 3 e por diminuir o colesterol ruim do sangue. Saiba mais sobre a Linhaça.
Quinua  (100g): contém mais de 20 aminoácidos responsáveis pela formação da proteína completa. Tem altíssimo valor nutritivo.
E BEBA MUITO ÁGUA

Ração Humana, Como Tomar

Trouxe umanotícia importante acerca do consumo da ração humana: ela não substitui uma refeição e deve apenas funcionar como complemento alimentar. A Ração Humana  ganhou destaque há algum tempo atrás prometendo trazer diversosbenefícios ao corpo, entre eles, o de emagrecer. De fato, os alimentos que compõe a ração humana são excelentes para o nosso organismo, o problema é como se consome a ração humana.
A Ração Humana deve servir como complemento alimentar e deve ser acompanhada de uma dieta balanceada. O consumo excessivo, pode levar até a desnutrição já que, faltam nutrientes essenciais para o nosso organismo. Se a idéia é emagrecer consumindo ração humana, saiba que não é privando de alimentos que conseguirá um resultado satisfatório, mas sim, reeducando sua alimentação.
Nesse caso, utilize a ração humana em sucos, com leite, iogurtes ou frutas no café da manhã ou tarde. Consumindo, no máximo, duas colheres do complemento por dia (ou 40mg). Durante este período, beba bastante água, mais de dois litros por dia. Sem se hidratar corretamente, poderá ter efeitos contrários àqueles associados ao consumo de fibras e ficar com intestino preso.
Também é necessário ficar atento a alguns ingredientes. Como se trata de uma mistura, alguns destes elementos podem não fazer bem a diabéticos, por exemplo, que devem evitar o açúcar mascavo e cacau em pó da fórmula. O ideal é consumi-la sempre com orientação de um nutricionista. É importante também ficar atento às proporções dos ingredientes, pois elas poderão ser maiores ou menores de acordo com as necessidades de cada um.
Agora que já sabe como consumir a Ração Humana, confira uma receita básica e barata deste complemento.

Você vai precisar de

  • Ração Humana
    Ração Humana
    250 g de fibra de trigo
  • 125 g de linhaça marrom
  • 125 g de leite desnatado em pó
  • 100 g de aveia em flocos
  • 100 g de gergelim com casca
  • 100 g de açúcar mascavo
  • 75 g de gérmen de trigo
  • 50 g de gelatina sem sabor
  • 25 g de levedo de cerveja
  • 25 g de guaraná em pó
  • 25 g de cacau em pó

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes e adicione a sucos, frutas, leite ou iogurtes. Não substitua sua refeição, mas sim, complemente seu café da manhã ou lanche da tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário