terça-feira, 21 de maio de 2013


Chá para Sinusite

Os principais sintomas da sinusite são: dor de cabeça, obstrução nasal, dificuldade para respirar, febre, tosse e dores nocorpo. O problema é causado por uma inflamação das mucosas dos seios da face. Para auxiliar na eliminação das secreções, é importante beber bastante água e utilizar uma mistura de água, sal e açúcar no nariz. Algumas ervas também podem ajudar a amenizar os sintomas da sinusite, como é o caso do eucalipto, da arruda e da sálvia. Veja como preparar um chá com essas plantas medicinais.
Arruda
Folhas de Arruda

Você vai precisar de:

  • 50 g de eucalipto aromático
  • 50 g de arruda
  • 50 g de sálvia
* As folhas podem ser usadas secas ou frescas.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e guarde em um recipiente bem fechado. Para preparar o chá, utilize 3 colheres (sopa) do composto de ervas para cada litro de água quente. Ferva a água, despeje sobre as folhas e mantenha em infusão (tampado) por 10 minutos. Depois coe e consuma o chá morno.

Posologia

Tomar 4 xícaras do chá quente ou morno durante o dia.

Dica

Faça uma solução salina, misturando 1 colher (chá) de açúcar e outra de sal em 1 litro de água. Pingue 3 gotas da solução nas narinas várias vezes ao longo do dia. Juntamente com o chá, essa receita é tiro e queda para acabar com a sinusite.

Cataplasma para Sinusite

A inflamação das mucosas dos seios da face, conhecida como sinusite, é um problema respiratório bastante incômodo. O principal sintoma da doença é a dor de cabeça, que se concentra na testa, maçã do rosto e nuca. Além disso, a sinusite pode vir acompanhada de febre, dor nocorpo, congestão nasal e mau hálito.
Hoje ensinaremos uma receita para aliviar os sintomas da sinusite. O cataplasma de cebola reduz as dores e a congestão nasal. No entanto, precisa ser aplicado com cautela para evitar queimadura ou ardência nos olhos.
Cebola
Receita de Cataplasma de Cebola

Você vai precisar de:

  • 4 cebolas
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
  • 1 pedaço de tecido de algodão
  • 1 folha de papel toalha

Modo de Preparo:

Rale a cebola ou pique em cubos pequenos. Depois leve ao fogo, em uma panela, juntamente com o vinagre de maçã. Quando as cebolas estiverem transparentes, desligue o fogo e coloque a mistura em um papel toalha.

Aplicação:

Cubra os olhos com um pedaço de pano umedecido com água. Depois coloque um pano sobre o nariz e as maçãs do rosto. Cubra o pano com a mistura de cebolas ainda quente e deixe sobre a pele até esfriar. Repita o processo 2 vezes ao dia, até que os sintomas da sinusite desapareçam.

Cuidados

Evite o contato direto das cebolas com a pele, pois a mistura pode causar queimaduras na pele. Não se esqueça de cobrir os olhos com o pano umedecido.

Tratamento para a Sinusite

A sinusite é uma inflamação na mucosa dos seios da face. O aparecimento da inflamação normalmente está relacionado com outras doenças, como gripes, resfriados ou processos alérgicos. Esses problemas facilitam a entrada de corpos estranhos nos seios da face, contribuindo para o processo inflamatório. Entre os sintoma da sinusite estão: as dores de cabeça, principalmente na maçãs do rostoe na testa, secreção nasal, tosse e febre.
Para amenizar esses sintomas, você pode usar a buchinha paulista, também conhecida como buchinha do norte. No entanto, como a planta possui substâncias tóxicas, não se deve tomar o chá, mas apenas fazer uma inalação. Veja como preparar o tratamento.
Buchinha Paulista
Tratamento para os sintomas da sinusite

Você vai precisar de:

  • 1 buchinha paulista
  • 1 copo (250 ml) de água

Modo de Preparo:

Em um caneco, leve a água e a buchinha paulista ao fogo. Quando levantar fervura, desligue e espere esfriar um pouco antes de fazer a inalação.

Posologia

Você pode fazer a inalação 2 vezes ao dia ou quando os sintomas estiverem incomodando mais. Cubra o caneco com um pano de prato limpo, deixando apenas um pequeno buraco para inalar o vapor produzido pela mistura. Faça isso por alguns minutos, enquanto o chá ainda estiver quente.

Cuidados

A buchinha paulista é uma planta tóxica, considerada pela tradição popular como abortiva. Por isso, é muito importante não beber o chá. Em casos de gravidez, evite utilizar este tratamento.

Descongestionante Nasal Caseiro

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, a congestão nasal não é causada pelo acúmulo de muco nas vias respiratórias. A dificuldade para respirar ocorre quando as paredes esponjosas que revertem o nariz estão inchadas.  Esse inchaço se deve a uma reação do próprio organismo, que tenta eliminar os corpos estranhos que irritam o nariz.
A congestão é um problema bastante incômodo. Por isso, existem muitas pessoas que são viciadas em descongestionantes nasais. O nariz fica entupido constantemente e elas só sentem alívio depois que usam o medicamento. É importante salientar que o descongestionante nasal, além de viciar, também agrava a congestão quando utilizado com frequência.
Para você que sofre com o nariz entupido, veja como preparar um descongestionante nasal caseiro, feito com a buchinha paulista. A mistura ajuda contrair as veias que irrigam o nariz, facilitando a passagem do ar. Anote os ingredientes.
Buchinha do Norte
Buchinhas do norte ou paulista

Você vai precisar de:

  • 1 buchinha paulista (também conhecida como buchinha do norte ou cabacinha)
  • 1 copo de água filtrada

Modo de Preparo:

Corte a buchinha em quatro partes e mergulhe no copo d’água. Deixe de molho durante uma noite e coe no outro dia. Guarde o descongestionante caseiro em um conta gotas para facilitar  aplicação.

Posologia

Pingue 1 gota da mistura no nariz e respirar profundamente. Repetir o processo sempre o nariz estiver entupido.

Cuidados

A buchinha paulista é tóxica e pode causar reações no organismo. Por isso é importante não ferver nem ingerir o chá feito com a planta. Siga as recomendações para evitar qualquer tipo de problema.

Nariz Entupido

Nariz entupido é muito mais um sintoma que doença ela mesma. As causas da congestão nasal podem ser gripe, constipação, rinite alérgica e vírus, bem como pode estar ligada à simples irritações causadas por cigarro, fumaça, cheiros, ácaros e frio, sobretudo no inverno e outono.
Todos estes fatores, juntos ou separados, provocam, nas terminações nervosas de nosso nariz, ativam as defesas de nosso organismo a produzir secreções e gerando a constipação nasal. O nariz pode escorrer ou não, nesses casos.
Abaixo, uma receitinha caseira para ajudar a desentupir o nariz.
Eucalipito
Eucalipito

Você vai precisar de

  • Um punha doe folhas de eucalipto
  • sal grosso
  • água

    Modo de Preparo:

    Leve as folhas de eucalipto e o sal grosso ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos.

    Posologia

    Faça inalações

    Outras dicas

    Mastigar um favo de mel por cerca de quinze minutos pode ajudar a aliviar o nariz.

    Chá de Eucalipto

    O eucalipto é uma planta medicinal poderosa, repleta de substânciasbenéficas  para a nossa saúde. O óleo essencial, retirado das folhas do eucalipto, possui função antisséptica e desinfetante. O eucalipto também pode ser usado notratamento de doenças respiratórias, como a asma, a bronquite, a sinusite, a rinite e a tosse. Além disso, a planta também é útil no combate de doenças reumáticas e dores musculares.
    O chá de eucalipto é indicado principalmente para doenças respiratórias. Veja como preparar e consumir o remédio natural!
    Chá de Eucalipto
    Aprenda para que serve o chá de eucalipto

    Você vai precisar de:

    • 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas
    • 1 xícara (chá) de água

    Modo de Preparo:

    Deposite as folhas picada em um xícara de porcelana ou de vidro. Despeje a água fervente sobre as folhas, tampe e deixe descansar. Quando o chá estiver morno, na temperatura ideal para beber, passe por um coador de pano bem limpo e tome em seguida.

    Posologia

    Tomar 3 xícaras do chá ao longo do dia, preferencialmente pela manhã, à tarde e antes de dormir. O chá pode ser consumido com gotas de limão e adoçado com mel.

    Cuidados

    O chá de eucalipto não é indicado para mulheres grávidas ou no período de amamentação. Crianças menores de 2 anos também não devem consumir o chá de eucalipto. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de recorrer aos remédios naturais.

    Chá para Doenças Respiratórias

    As doenças respiratórias são aquelas que de algum modo atingem o aparelho respiratório. Dentre elas, podemos mencionar a rinite, a bronquite, a asma e a gripe. Os principais sintomas das doenças respiratórias são: tosse, espirro, irritação na garganta, dificuldade para respirar, voz rouca, coriza, dor no peito e nariz entupido.
    chá de abacaxi e eucalipto é uma excelente opção para combater esses sintomas. O abacaxi tem função expectorante e antibiótica, enquanto o eucalipto atua como descongestionante.  Veja como preparar esta receita simples, porém eficiente.
    Casca de Abacaxi
    A casca de abacaxi possui substâncias bactericidas e expectorantes.

    Você vai precisar de:

    • 3 xícara (chá) de água filtrada
    • 1 xícara (chá) de cascas de abacaxi
    • 1 folha de eucalipto (pode ser fresca ou seca)

    Modo de Preparo:

    Primeiramente, lave bem a casca do abacaxi com uma escovinha macia. Ferva a água, desligue o fogo e depois adicione as cascas e afolha de eucalipto. Tampe a mistura e deixe em infusão por 10 minutos. Coe o chá e tome ainda morno.

    Posologia

    Tomar uma xícara do chá de abacaxi e eucalipto a cada 8 horas enquanto persistirem os sintomas respiratórios. Lembramos que é muito importante consultar um médico, pois essas doenças, mesmo que pareçam simples, podem evoluir para problemas mais sérios.

    Dica

    Normalmente, consumimos a polpa do abacaxi e jogamos as cascas fora. No entanto, é na casca da fruta que estão muitas das substâncias medicinais. Aproveite as cascas para fazer esta receita, sucos ou geleias. Assim você aproveitará melhor os benefícios do abacaxi.


    O que é rinite

    A partir de hoje, o Receita Natural também tratará de algumas doenças, seus principais sintomas, formas de prevençãoe algumas ervas que ajudam a amenizar o problema. A ideia é informar sobre as mais diversas doenças e tirar possíveis dúvidas que possam existir sobre o problema. O primeiro artigo falará sobre a rinite, uma doenças que atinge muitas pessoas.

    O que é Rinite

    A rinite nada mais é que uma inflamação da mucosa nasal. A doença pode ser causada por vírus ou bactérias, mas, de um modo geral, surge de uma reação alérgica. Assim como outras formas de alergia, não existe cura para o problema, ainda que a medicina ofereça hoje diversas formas detratamento. Quando aspiramos alguma substância que causa a alergia, as vias respiratórias reagem, produzindo uma grande quantidade de muco. Por isso, os principais sintomas da rinite são:
    Eucalipto
    Folhas de eucalipto para tratamento da rinite
    • espirros
    • coriza
    • entupimento das vias nasais
    • coceira no nariz ou na boca

    Como se pega

    A forma mais rara de rinite pode ser contraída através do ar, com a contaminação com vírus o bactérias que causem o problema. Já no caso da rinite alérgica, não se pega a doença. Vários fatorem contribuem para que se tenha predisposição para reações alérgicas, como a herança genética e ambiente favorável. Nesse caso, os alérgenos presentes no ar, como excrementos de ácaro, pólen, pelos de animais, entre outros, causa a irritação.

    Como prevenir

    No caso da rinite alérgica, é possível preveni-la evitando entrar em contato com as substâncias causadoras da alergia. A questão é que é muito difícil se manter afastado de todos os alérgenos, pois estão presentes em todos os tipos de ambiente. O foco, por tanto, deve ser em casa, onde podemos atuar diretamente no ambiente. É importante manter os cômodos e móveis sempre limpos e livres de poeira. Almofadas, roupas de cama, sofás, colchões, carpetes e outros objetos costumam ficar repletos de ácaros. Por isso, devem ser higienizados com frequência, de preferência sendo expostos ao sol. Também é importante manter a casa arejada, garantindo a entrada de ar puro e luz solar diariamente.

    Remédios

    Recentemente, ensinamos a preparar um remédio para tratamento da rinite, à base de hortelã. A receita ajuda a desentupir as vias respiratórias, através da inalação do vapor da erva. Desse modo, alivia os sintomas da alergia, acalmando a mucosa nasal. Outra opção de tratamento é o chá com folhas de eucalipto. A ingestão do chá também combate os principais sintomas da rinite alérgica, amenizando os espirros e secreção nasal.



    Tratamento para rinite

    Basta um pouco de poeira, fumaça ou cheiro forte para quem sofre com a rinite começar a espirrar instantaneamente. O problema atinge uma parte considerável da população – cerca de 20% – e surge principalmente em sua forma alérgica. Além dos espirros, a rinite também causa coriza, coceira no nariz e congestão nasal. Isso acontece quando há uma inflamação da mucosa, provocada por agentesalergênicos, bactéria ou vírus.
    O principal causador desse tipo de reação é o ácaro, um aracnídeo minúsculo, cujos excrementos provocam a alergia. Os ácaros são encontrados em colchões, almofadas, travesseiros, roupas de cama, tapetes e bichinhos de pelúcia. Por isso, uma boa forma de evitar a rinite alérgica é manter esses itens sempre limpos e os ambientes bem arejados.
    A hortelã também pode ajudar a reduzir os sintomas da rinite alérgica. A erva atua no sistema respiratório, atenuando a inflamação da mucosa nasal. Por isso, o uso da hortelã pode inibir a coriza e acabar com os espirros causados pela rinite. O remédio que ensinamos logo abaixo é um ótimotratamento para esses sintomas. Veja como preparar.
    Hortelã
    Conheça os efeitos da hortelã no tratamento da rinite alérgica

    Você vai precisar de:

    • 1 punhado de folhas de hortelã
    • 1/2 litro de água

    Modo de Preparo:

    Com a ajuda de um almofariz, esmague as folhas até que elas liberem um sumo verde escuro. Depois acrescente a água na pasta de hortelã e leve ao fogo até que levante fervura.

    Posologia

    Com a mistura ainda quente, aspire o vapor da hortelã. Para facilitar o processo, faça um funil de papel para aspirar o vapor através dele. Use a receita sempre que sentir os sintomas da rinite incomodando.

    Cuidado

    O vapor quente pode queimar a pele. Evite se aproximar muito do recipiente e espere a mistura esfriar um pouco antes de utilizar.

    Chá para Aliviar a Rinite

    eucalipto  é bastante conhecido por auxiliar nos problemas respiratórios. A planta originária da Austrália, tem função antiinflamatória e antibacteriana, além de melhorar o sistema imunológico. Ela também atua como descongestionante e, por isso, combate as doenças respiratórias.
    Quem sofre com a rinite alérgica encontra no eucalipto um grande aliado. Quando utilizado em difusores ou vaporizadores, o eucalipto ajuda a reduzir a quantidade de bactérias no ar. Isso faz com que o organismo tenha menos reações alérgicas. O chá de eucalipto também é eficientepara aliviar os sintomas da rinite, como a coriza e os espirros. Veja como preparar a receita.
    Eucalipto
    Chá de eucalipto para acabar com a rinite

    Você vai precisar de:

    • 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas
    • 2 xícara (chá) de água

    Modo de Preparo:

    Utilize as folhas do eucalipto frescas e picadas. Coloque a erva para ferver juntamente com a água. Depois abafe por alguns minutos e espere o chá ficar morno. A bebida pode ser adoçada com mel ou consumida pura.

    Posologia

    Tomar uma xícara do chá ainda morno quando os sintomas da rinite estiverem mais evidentes. Espere 8 horas e tome outra xícara do chá. Repita esse processo todos os dias, enquanto os sintomas da rinite persistirem.






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário