quinta-feira, 2 de maio de 2013

Coração - Mikael Häggström, domínio público
O são doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares representam um termo amplo que inclui várias doenças cardíacas e vasculares mais específicas. A doença cardiovascular mais comum é a doença das artérias coronárias, a qual pode ocasionar ataque cardíaco e outras condições graves.
Tipos de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares incluem:
* Doença das artérias coronárias.
* Ataque cardíaco.
Angina.
* Síndrome coronariana aguda.
Aneurisma da aorta.
Arritmias.
* Doença cardíaca congênita.
Insuficiência cardíaca.
* Doença cardíaca reumática.
Fatores de risco para doenças cardiovasculares
Algumas condições médicas, assim como fatores de estilo de vida, podem colocar a pessoa sob um risco maior de doenças cardiovasculares. Em princípio todas as pessoas podem tomar medidas para diminuir o risco de doença cardiovascular. O controle dos fatores de risco é especialmente necessário para pessoas que já tiveram doença cardiovascular anterior.

Pode-se dividir os fatores de risco em:
* Condições médicas.
* Fatores de estilo de vida.
* Fatores hereditários.
Condições médicas que são fatores de risco para doenças cardiovasculares
Níveis altos de colesterol ruim no sangue
colesterol é uma substância produzida pelo fígado ou consumida em certos alimentos. Colesterol é necessário ao organismo e o fígado produz quantidades necessárias para as necessidades do corpo. O colesterol é geralmente classificado como "bom" ou "ruim". Alto nível de colesterol HDL, o considerado bom, é benéfico e dá alguma proteção contra doenças cardíacas. Já altos níveis de LDL, o colesterol ruim, pode ocasionar doenças cardiovasculares. O perfil de lipoproteínas pode ser feito medindo as diferentes formas de colesterol, assim como triglicérides (outro tipo de gordura) no sangue. Quando há muito colesterol LDL no corpo -- devido à dieta e taxa na qual o colesterol é processado -- ele pode ser depositado nas artérias. Isso pode ocasionar o estreitamento das artérias, doença cardiovascular e outras complicações. 
Pressão altaA pressão sanguínea alta é outro importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Essa é uma condição na qual a pressão do sangue nas artérias é muito alta. Geralmente não há sintomas para sinalizar a pressão alta. Abaixar a pressão ao fazer mudanças no estilo de vida ou por medicação pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e ataque cardíaco.

Diabetes Mellitus
diabetes também eleva o risco da pessoa ter doença cardiovascular. Com diabetes o corpo ou não consegue produzir insulina suficiente, ou não consegue usar a insulina que produz como deveria, ou ambos. Isso ocasiona o acúmulo de açúcares no sangue. Em torno de 3/4 das pessoas com diabetes morrem em decorrência de alguma forma de doença cardiovascular. Para pessoas com diabetes, é importante trabalhar com o médico formas de ajudar a administrar e controlar os fatores de risco.
Fatores de estilo de vida como risco para doenças cardiovasculares

Fumo
O fumo eleva o risco de doenças cardiovasculares. Fumar cigarros promove aterosclerose e eleva os níveis de fatores coagulantes do sangue, como fibrinogênio. A nicotina eleva a pressão sanguínea e o monóxido de carbono reduz a quantidade de oxigênio que o sangue pode transportar. Exposição prolongada à fumaça do fumo de outras pessoas também pode elevar o risco de doenças cardiovasculares em não-fumantes.
Dieta
Vários aspectos dos padrões de dieta têm sido relacionados a doenças cardiovasculares e condições relacionadas. Esses aspectos da dieta incluem ingestão alta de gordura saturada e colesterol, o que eleva o colesterol no sangue e promove arteriosclerose. Muito sal ou sódio na dieta pode ocasionar elevação na pressão sanguínea.
Sedentarismosedentarismo está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Sedentarismo também pode ter impacto em outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta, triglicérides altos, baixos níveis do (bom) colesterol HDL, e diabetes. Atividade física regular pode melhorar esses fatores de risco.
Obesidade
obesidade está relacionada a altos níveis do colesterol (ruim) LDL e triglicérides, baixos níveis do colesterol (bom) HDL, pressão alta e diabetes.
ÁlcoolO consumo excessivo de álcool ocasionar elevação na pressão sanguínea e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Ingerir muito álcool também eleva o nível de triglicérides, o que contribui para arteriosclerose.
Fatores hereditários de risco para doenças cardiovasculares

Doenças cardiovasculares podem ser hereditárias. Fatores genéticos provavelmente desempenham algum papel na pressão alta, doença cardíaca e outras condições vasculares. Entretanto, é provável que pessoas com o histórico familiar de doenças cardiovasculares também compartilhem o mesmo ambiente e fatores de risco.
Prevenção de doenças cardiovasculares

A princípio todas as pessoas podem tomar medidas de prevenção para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como:
Controlar o colesterol no sangue
Nível alto de colesterol no sangue é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Prevenir e tratar o colesterol alto inclue ter uma dieta com pouca gordura saturada e colesterol e com muitas fibrasmanter um peso saudável, e praticar exercícios físicos regularmente. Todos os adultos devem testar os níveis de colesterol pelo menos a cada 5 anos. Se os níveis de colesterol forem muito altos, o médico pode receitar remédios para diminuí-los.
Prevenir e controlar a pressão alta
Estilo de vida saudável, como ter uma dieta saudávelpraticar atividade física regularmente, não fumar, e ter um peso saudável ajudam a ter um nível de pressão sanguínea normal. Adultos devem ter a pressão checada regularmente. Se a pressão sanguínea for alta, a pessoa deve ver com seu médico como tratar e trazê-la a níveis normais. A pressão alta geralmente pode ser controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos quando necessários.
Prevenir e controlar o diabetes
Pessoas com diabetes têm risco maior de doenças cardiovasculares, porém podem diminuí-lo. Também pode-se diminuir o risco para diabetes em primeiro lugar, através da perda de peso e atividade física regular.

Não fumarO fumo eleva o risco de pressão alta, doenças cardiovasculares e AVC. Nunca fumar é uma das melhores coisas que a pessoa pode fazer para diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Largar o cigarro também ajudará a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. O risco de pessoa ter ataque cardíaco diminui logo depois de parar de fumar. O médico pode ajudar a pessoa a parar de fumar.

Moderar a ingestão de álcoolO consumo excessivo de álcool eleva o risco de pressão alta, ataque cardíaco e derrame. Pessoas que bebem devem fazer isso com moderação e responsabilidade.
Manter um peso saudávelO peso saudável em adultos é geralmente indicado pela altura e peso usando-se o índice de massa corporal (IMC), que é obtido pela fórmula: IMC = peso / (altura)2. Assim, uma pessoa com 1,80m e 85 kg tem um IMC de 26,23 ( 85 / (1,8)2). Um adulto com IMC de 30 para cima é considerado obeso. Pessoas com IMC entre 25 e 29,9 estão com sobrepeso. O peso normal é representado pelo IMC entre 18 e 24,9. Dieta apropriada e atividade física regular podem ajudar a manter um peso saudável.

Praticar atividade física regularmenteAdultos devem praticar atividades físicas de intensidade moderada pelo menos por 30 minutos na maioria dos dias da semana.

Ter uma dieta saudável
Juntamente com peso saudável e atividade física regular, uma dieta de modo geral saudável pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e colesterol, assim como prevenir obesidade, diabetes, doença cardíaca e AVC. Ter uma dieta saudável inclui comer muitas frutas e vegetais frescos, diminuir a ingestão de sal e sódio, e comer menos gordura saturada e colesterol.


Coração - Mikael Häggström, domínio público
O que é uma doença cardíaca

Doenças cardíacas incluem vários problemas que afetam o coração e vasos sanguíneos nele. Ostipos de doenças cardíacas incluem doença da artéria coronáriainsuficiência cardíaca e arritmias cardíacas.
Tipos de doenças cardíacas - Doença da artéria coronária

doença da artéria coronária é o tipo mais comum de doença cardíaca e a principal causa de ataques cardíacos. Quando a pessoa tem doença da artéria coronária, suas artérias ficam rígidas e estreitas. O sangue tem dificuldade de alcançar o coração, de modo que este não recebe todo o fluxo sanguíneo que precisa. 
A doença da artéria coronária pode ocasionarangina e ataque cardíaco. Angina é dor ou desconforto no peito que acontece quando o coração não recebe sangue suficiente. Angina não é um ataque cardíaco. Porém, ter angina significa que a pessoa tem maior probabilidade de sofrer umataque cardíaco. Já o ataque cardíaco acontece quando a artéria está quase totalmente ou totalmente bloqueada, e o coração não consegue receber o sangue necessário por mais de 20 minutos.
Tipos de doenças cardíacas - Insuficiência cardíaca
insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não é capaz de bombear sangue pelo corpo da maneira como deveria. Isso significa que outros órgãos não obtêm sangue suficiente. Porém, insuficiência cardíaca não significa que o coração parou. O sinais de insuficiência cardíaca incluem:
Falta de ar.
* Suor nas mãos, tornozelos e pernas.
Cansaço extremo.
Tipos de doenças cardíacas - Arritmias cardíacas

As arritmias cardíacas são alterações nos batimentos do coração, as quais são inofensivas para a maioria das pessoas. À medida que se envelhece, aumenta a probabilidade de ter arritmias. Não é necessário entrar em pânico se tiver palpitações ou se o coração acelerar as vezes. Porém, se isso for acompanhado de outros sintomas, como tontura e falta de ar, deve-se chamar atendimento médico.
Prevenção de doença cardíaca

Pode-se reduzir a probabilidade de ter doença cardíaca ao fazer prevenção com os seguintes passos:
* Manter-se fisicamente ativo.
* Não fumar.
* Ter alimentação saudável.
* Manter peso normal.
* Conhecer sua pressão sanguínea e níveis de colesterol e triglicerídeos.

Anos de pressão alta podem ocasionar doenças cardíacas. Pessoas com pressão alta geralmente não apresentam sintomas. Desta forma, como prevenção, deve-se checar a pressão a cada ano e fazer tratamento caso seja necessário.
Outros testes para prevenção são o para diabetescolesterol e triglicerídeos. Pessoas com altos níveis deglicemia sanguínea geralmente não apresentam sintomas, por isso é importante fazer exame de sangueregularmente. Ter diabetes eleva o risco para doenças cardíacas. Altos níveis de colesterol podem entupir as artérias e impedir que o coração obtenha o sangue que precisa. Isso pode ocasionar ataque cardíaco. Já os triglicerídeos são uma forma de gordura na corrente sanguínea. Altos níveis de triglicerídeos estão relacionados e doenças cardíacas em algumas pessoas. Pode ser possível abaixar os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue com exercícios físicos e alimentação saudável. O médico também pode receitar medicamentos.

Procure manter um peso saudável. Estar acima do peso eleva o risco de doença cardíaca. Atividade físicadieta equilibrada são importantes para manter um peso saudável. Tente fazer por semana pelo menos um total de 2 horas e 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou 1 hora e 15 minutos de atividade física vigorosa, ou uma combinação de atividade física moderada com vigorosa. Se você fuma, procura largar o cigarro. Caso não consiga sozinho, procure ajuda médico. Caso ingira bebida alcoólica, procure limitar a um drink por dia.

O que é um ataque cardíaco

O ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue a uma seção do músculo do coração fica bloqueado. Se o fluxo sanguíneo não for restaurado rapidamente, a seção do músculo cardíaco ficará danificada devido à falta de oxigênio e começará a morrer.
Ataque cardíaco é uma das principais causas de morte, tanto em homens como em mulheres. Afortunadamente, hoje em dia há tratamentos para ataques cardíacos que salvam vidas e previnem incapacitações. O tratamento é mais eficiente quando começa dentro de 1 hora após os sintomas do ataque cardíaco. Se você acha que uma pessoa ou você está sofrendo um ataque cardíaco, chame uma emergência hospitalar imediatamente. 
Visão geral do ataque cardíaco

Ataques cardíacos ocorrem mais freqüentemente como resultado de uma condição médica chamada doença das artérias coronárias. Nesta doença, um material gorduroso chamado placa se acumula nas paredes das artérias coronárias, as quais suprem oxigênio e sangue ao coração. Eventualmente, uma placa pode romper, causando coágulo sanguíneo na superfície da placa. Se o coágulo ficar muito grande, ele pode bloquear totalmente ou quase totalmente o fluxo de sangue rico em oxigênio para a parte do músculo cardíaco alimentado pela artéria.

Durante um ataque cardíaco, se o bloqueio na artéria coronária não for tratado rapidamente, o músculo cardíaco começará a morrer e a ser substituído por tecido cicatrizado. Esse dano ao coração pode não ser óbvio, ou pode causar problemas graves de longo prazo.

Problemas graves relacionados ao ataque cardíaco podem incluir insuficiência cardíaca e arritmias cardíacas potencialmente fatais. Insuficiência cardíaca é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente pelo corpo. Fibrilação ventricular é uma arritmia séria que pode causar morte se não for tratada rapidamente.
Anúncios Google

Dicas: EstresseAprenda Mais Sobre os Sintomas, Tratamentos e Como Evitar. Confira!MeuBolsoemDia.com.br/Estresse

1 dica pra perder barrigaNovidade pra Perder Barriga nos EUA Finalmente Lançada no Brasilbelezajovem.com

Dieta Para EmagrecerEmagreça com a Dieta Certa. Comece já Nossa Dieta dos Pontos!www.dietaesaude.com.br
Em caso de ataque cardíaco procura ajuda rapidamente

Agir rapidamente em caso de ataque cardíaco pode salvar a vida e limitar os danos ao coração. O tratamento para ataque cardíaco é mais eficiente quando começa dentro de 1 hora a partir do aparecimento dos sintomas. Caso ache que você ou alguém próximo está tendo um ataque cardíaco:
* Chame uma ambulância imediatamente para atendimento de emergência em hospital.
* Se os sintomas pararem completamente em menos de 5 minutos, ainda assim ligue para seu médico.
* Tome pílula de nitroglicerina caso o médico tenha prescrevido esse tipo de remédio.
Sintomas de ataque cardíaco

Os sintomas mais comuns de ataque cardíaco são:
* Desconforto ou dor no peito: pressão desconfortável, aperto ou dor no centro do peito que pode ser moderada ou forte. Essa dor ou desconforto pode durar mais de alguns minutos ou ir embora e retornar.
* Desconforto na parte superior do corpo como nos braços, costas, pescoço, mandíbula ou estômago.
* Falta de ar pode ocorrer com ou sem desconforto no peito.
* Outros sinais e sintomas de ataque cardíaco incluem náusea, vômito, tontura, desmaio ou suor frio.
Prognóstico do ataque cardíaco

A cada ano em torno de 1,1 milhões de pessoas têm ataque cardíaco nos Estados Unidos, e destes quase metade morre. Muitas pessoas podem se recuperar de um ataque cardíaco se tiverem ajuda rápida. Das pessoas que morrem devido ao ataque cardíaco, em trono de metade falece em uma hora após o aparecimento dos sintomas e antes de alcançarem o hospital.
Anúncios Google

Médico CardiologistaDr. Luiz Garcia; CRM: 3288 (47) 3348-0766 / (47) 33488014drcardiologia.blogspot.com/

Bicicletas UsadasCompre Bicicletas em Ótimo Estado. Procure Anúncios em sua Cidadebomnegocio.com/Bicicletas

Inscrições do Prouni 2013Conheça PraValer, Uma Alternativa Para Financiar Seus Estudos. Veja!creditouniversitario.com.br/Prouni


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1: 



Choque cardiogênico - Tratamento
Choque cardiogênico - Sintomas e prevenção
Choque cardiogênico - Causas
Choque cardiogênico - O que é, sinais e sintomas
Reabilitação cardíaca - Novos tempos
Reabilitação cardíacaCausas do ataque cardíaco e prevenção
Sintomas de ataque cardíaco
Diagnóstico e tratamento do ataque cardíaco
A vida depois do ataque cardíaco - Pacientes cardíacosTeste de Esforço
Aneurisma de aorta abdominal e torácica 
Motivos para avaliar a Gordura Abdominal
Índice de massa corpórea normal e risco de hipertensão 
Infarto 
Exercício físico - Riscos e benefícios para o coração
Combata a Hipertensão de Forma Segura e Sem Medicação
Métodos de medida da pressão arterial
Pressão arterial 
Pressão alta ou hipertensão arterialPressão alta e corrida - Hipertenso pode correr?
Hipertensão e exercícios físicosRecomendações para a prática de atividade física
Importância e benefícios da atividade física na saúde 

Reduzir o risco de doença cardíaca e aspirinaCoração artificial
Transplante cardíaco - Riscos
Transplante de coração 
Prevenção e risco da insuficiência cardíaca 
Insuficiência cardíaca 
Morte súbita por ataque cardíaco e freqüência cardíacaEcocardiografia - Ecocardiograma transtorácico 
Stent - Riscos
Doença das artérias carótidas - Tratamento com endarterectomia carotídea e angioplastia carótida
Stent coronário, nas artérias carótidas e aorta
Stent cardíaco
Angioplastia coronária
Alimentação e Coração Saudável 
Eletrocardiograma 
Cirurgia Cardíaca
Cirurgia das coronárias - Ponte de safena, ponte mamáriaTorcicolo - Dor no pescoçoCoração do atleta pode ser confundido com coração doente
Triglicerídeos e colesterol total
Tipos de colesterol
Pressão alta - Sintomas, diagnóstico e tratamento
Pressão alta - causas, prevenção e fatores de risco
Hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares e como baixar a pressão
Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus tipos
Doenças cardiovasculares
Doença das artérias coronárias e ataque cardíaco em mulheres - Fatores de risco
Doenças cardíacas em mulheres - Síndrome do coração partido, doença da microvasculatura coronariana
Síndrome metabólica - Tratamento
Síndrome metabólica - Causas, sinais e sintomas
Síndrome metabólica
Doença arterial coronariana - Diagnóstico
Doença arterial coronariana - Tratamento
Doença arterial coronariana - Sinais e Sintomas
Doença arterial coronariana - Causas
Doença arterial coronariana
Doença das artérias coronárias 
Aterosclerose - Causas e fatores de risco
Aterosclerose - Tratamento
Aterosclerose - Diagnóstico
Aterosclerose - Sintomas
Doença arterial obstrutiva periférica - Causas e fatores de risco
Arteriosclerose cerebral
Aterosclerose
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Tratamento
Horóscopo do candidato a enfartado
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Diagnóstico
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Causas e fatores de risco
Infarto do miocárdio ou ataque do coração - Sintomas
Sibutramina e risco de infarto
Angina 
Diabetes - Sintomas e diagnóstico
Diabetes - Tratamento
Diabetes - Prevenção
Diabetes - Fatores de risco
Diabetes e pré-diabetes - O que é, sinais, tipos
Diabetes e doenças cardíacas
Diabetes
 
AVC - Acidente Vascular Cerebral ou Derrame
AVC - Prevenção e diagnóstico do acidente vascular cerebral ou derrame
Fatores de risco, sinais e sintomas de um AVC ou derrame cerebral
Acidente vascular encefálico (AVE) - O que é, tipos, sintomas, tratamento
Tratamento do AVC - Acidente vascular cerebral ou derrame
Parada cárdio-respiratória ou cardíaca
Parada cardíaca - causas
Sintomas e diagnóstico de parada cardíaca
Tratamento da parada cardíaca - Primeiros socorros com massagem cardíaca e desfibrilador
Prevenção de parada cardíaca 
Colesterol alto - Sintomas e causas
Colesterol

Nenhum comentário:

Postar um comentário