sábado, 16 de novembro de 2013

imagem corpo humano
Esse sistema faz parte das junções dos diferentes ossos do esqueleto humano. São divididos em:

Articulações Fibrosas

São todas as articulações que estão quase em contato com a superfície dos ossos. 

Suturas: São encontradas nos ossos do crânio e são divididos em: planas, serreadas e escamosas.

Sindesmoses: Os ossos são unidos por meio de tecido fibroso formando um ligamento que permite ou não mais movimentação. Não costumam aparecer nos ossos  do crânio.

Gonfoses: Essa articulação fibrosa é responsável pela fixação dos dentes na mandíbula e pode ser encontrada entre os dentes e os alvéolos dentários. Eles ajudam a reduzir os impactos da mastigação.

Articulações Cartilagíneas


Articulações cartilaginosas que permitem pequenos movimentos das articulações.

Sincondrose: Nesse caso os ossos são unidos com a cartilagem hialina. Em sua maioria elas são temporárias sendo substituídas pelo osso.

Sínfises: As articulações unidas pelas sínfises são cobertas pela cartilagem hialina e os ossos possuem um forte tecido fibroso. Ela pode ser encontrada entre as vértebras, entre o sacro e o cóccix e no osso da cintura pélvica.

Articulações Sinoviais

Esse tipo de articulação permite mais movimento e comunicação entre um osso e outro. São constituídas de cartilagem.

Articulação Plana ou Monoaxial: A articulação faz movimentos em torno de um eixo com a possibilidade apenas de flexão e extensão. Ex: movimento do cotovelo.
Gínglimo ou Dobradiça – possibilitam a movimentação em apenas um plano.
Articulação pivô ou Trocóide – Permite apenas o movimento de rotação.

Articulação Biaxial: 
Quando a movimentação ocorre em torno de dois eixos. São as articulações que conseguem realizar abdução, flexão, extensão e adução.
Articulação Condilar – Possibilita o movimento do osso em duas direções como acontece com o punho.
Articulação Selar – Os ossos unidos por essa cartilagem são modelados e realizam movimentos de flexão/extensão e adução/abdução.

Articulação Triaxial: Esse tipo de articulação realiza movimentação através de 3 eixos e podem ser encontrados nas articulações do quadril e ombro.

Esferóide ou Enartrose: Nessa articulação o osso distal movimenta-se através de vários eixos com um centro em comum.

divisão corpo humanoArticulações Móveis

Ligamentos: Os ligamentos são elásticps, resistentes e feitos com fibras colágenas entrelaçadas e flexíveis.

Cápsula Articular: Membrana que envolve as articulações sinoviais e possui uma membrana sinovial e uma membrana fibrosa.

Discos e Meniscos: Encontrados em muitas articulações sinoviais, os discos e meniscos são estruturas fibro cartilaginosas. Eles são importantes para que as articulações sejam amortecidas. Os meniscos podem ser encontrados nas articulações do joelho.

Bainha Sinovial dos Tendões: Ajudam no deslizamento dos tendões.

Bolsas Sinoviais (Bursas): Fendas que ajudam no deslizamento de tendões e músculos sobre ossos e ligamentos.

raio x corpo humano
Nesse sistema são eliminadas todas as excreções do corpo humano. Eles filtram o sangue e dão início ao processo de formação da urina.   O rim pesa cerca de 150 g, tendo 12 cm de comprimento e 6 cm de largura,em uma pessoa adulta. A urina humana contém ureia, ácido úrico, potássio, sódio, etc.

Outras funções do sistema:
 
  • reabsorver substâncias importantes para o organismo;
  • equilibrar o volume de água no corpo;
  • reabsorção de potássio, etc.
Principais órgãos do Sistema Urinário

  • dois rins – órgãos pares que se assemelham a um feijão, e se localizam acima da cintura, possuindo uma cor vermelho-parda. Os rins possuem aproximadamente um milhã de néfrons, que são unidades que produzem urina. Eles são essenciais para regular o volume sanguíneo, a pressão arterial, o PH do sangue e o nível de glicose no sangue.
  • Vias uriníferas - são tubos que conduzem a urina e é formado pela: uretra – responsável por levar a urina da bexiga para fora do corpo, sendo diferentes em homens (20 cm de comprimento) e mulheres (4 cm de comprimento). 
  • bexiga – é nela que a urina ficará armazenada até o momento de ser liberada pelo organismo. Quando cheia uma pessoa consegue armazenar até meio litro de urina, e so atingir 350 ml, já sente a vontade de eliminá-la. Ela vai mudando de tamanho quando enche e quando diminui e é um órgão oco que, nas mulheres, se localiza abaixo do útero e nos homens, antes do reto.
  • dois ureteres – são tubos bem finos que conduzem a urina dos rins para a bexiga.
  • duas pelves renais – se localiza dentro do rim e na parte superior do ureter.
  • Uretra -Tubo que leva a urina da bexiga para o meio externo e se diferencia dependendo do sexo.
Funcionamento do Sistema Urinário

Se cortarmos o rim na vertical, veremos que ele possui duas importantes regiões: o córtex, área avermelhada externa do rim e a medula, área marrom-avermelhada, mais interna. São elas que constituem a parte funcional do rim. Dentro de cada rim, existem vários néfrons, que é uma unidade que produz a urina.

Quando o sangue é filtrado pelos rins, vindo das artérias renais, dentro deles existem várias ramificações dessas artérias; o sangue sai por elas e é conduzido por meio de um vaso que  passa por várias ramificações e o líquido passa por um processo denominado filtração, sendo chamado de filtrado glomerular.  Nos néfrons, se localizam tubos responsáveis por fazer a  reabsorção de algumas substâncias do corpo, como a glicose, a água, etc. 

Ao longo desses tubos, chamado de tubos néfricos, a urina vai s
pelo duto coletor, onde mais água é reabsorvida. Esses recebem a urina de diversos néfrons, por onde ela é conduzida para as pelves renais e, em seguida, para o ureter, posteriormente ficando armazenada na bexiga, até sua eliminação pela uretra.

A regulação do funcionamento da urina ocorre de acordo com a quantidade de líquidos que o corpo absorve, ou seja, quanto menos líquidos você ingere, mais concentrada será sua urina, adquirindo uma cor mais amarelo-queimado e quanto mais você ingere líquidos, menos concentrada será sua urina, adquirindo uma cor mais clara. O principal agente regulador é chamado de hormônio ADH (antidiurético). É nesse sistema que doenças como o cálculo rena, a cistite e a nefrite se instalam.

O sistema endócrino humano produz hormônios que interferem em todas as funções do organismo, além de interagir com o sistema nervoso que se comunica por meio de impulsos nervosos. Já no sistema endócrino a comunicação é feita com os hormônios. Ele é formado pelas glândulas endócrinas que secretam hormônios dentro dos capilares sanguíneos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário