quarta-feira, 24 de abril de 2013

SISTEMA CIRCULATORIO
































Sistema Circulatório HumanoPDFE-mail
O Sistema Circulatório Humano, tem entre outras funções levar oxigênio para todas as células do nosso organismo. Veja em detalhes o seu funcionamento.

Sistema Sirculatório Humano

Sistema Circulatório Humano
 Cadastre-se como um usuário registrado em nosso site, e tenha acesso a muito mais conteúdo exclusivo. 
  Clique aqui para cadastrar-se agora! 
Sistema Circulatório Humano
  A função básica é a de levar material nutritivo e oxigênio para as células, e carregar resíduos do metabolismo celular para os órgãos que farão sua eliminação que são por exemplo o fígado e os rins.
  Porém existe uma força que impulsiona o sangue até os tecidos e o responsável por isso é o coração. O coração poderia ser comparado com uma bomba propulsora que produz trabalho através da contração de suas fibras musculares estriadas cardíacas.
  O sistema circulatório pode ser dividido em duas partes: pequena circulação e grande circulação, sendo a primeira a que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e grande circulação a que é feito do coração até todos os tecidos do corpo humano através da artéria aorta.
  A definição de artéria e de veia está relacionada à saída do coração (artéria) ou chegada ao coração (veia), e não ao fato de haver sangue com oxigênio ou sangue com gás carbônico em seu interior.
 CORAÇÃO
  O coração é a principal parte integrante do sistema circulatório e está localizado dentro do gradil costal, estando desta forma protegido do meio externo pelas costelas.
  Sua localização é no mediastino, especificamente na sua parte média, estando entre os dois pulmões mantendo uma relação de intimo contato com estes órgãos, e posteriormente ao coração está o esôfago e finalmente a aorta.Ele mantém sua posição devido a sua ligação com o diafragma na cúpula diafragmatica.
  O coração muda de posição de acordo com a posição do diafragma, sendo que na inspiração o coração desce junto com o diafragma e expiração ele ascende também junto com o diafragma.
  Ele fica em uma situação em que seu eixo maior direciona-se para baixo e para a esquerda, deixando os átrios em cima dos ventrículos e ele pode mudar de situação de acordo com o biotipo da pessoa, por exemplo em pessoas magras ele fica mais verticalizado e em pessoas obesas ele encontra-se mais horizontalizado no tórax.
  Externamente o coração é recoberto por uma membrana denominada de pericárdio.
  O pericárdio pode ser dividido em duas partes sendo sua parte mais externa o pericárdio fibroso e sua parte interna o pericárdio seroso. O pericárdio fibroso é mais resistente que o seroso e por isso suporta maior tensão, já o pericárdio seroso é dividido em duas partes que são as lâminas parietais e viscerais sendo que a parte parietal recobre o internamente o pericárdio fibroso e a parte visceral a que recobre o coração e os vasos coronários.Entre as duas camadas do pericárdio existe a cavidade pericárdica que contém uma pequena camada de líquido para tornar possível ao coração movimentar-se dentro do tórax.
   O coração ainda pode ser dividido em endocárdio, miocárdio (é o próprio músculo cardíaco) e  epicárdio que nada mais é que a lâmina visceral do pericárdio seroso que fora externamente o coração
   Internamente o coração é dividido em quatro câmaras que são: 2 átrios e 2 ventrículos. É nos átrios que o sangue chega no coração seja do pulmão através do átrio esquerdo ou do corpo em geral através do átrio direito.Já nos ventrículos é que o sangue consegue impulso para ir para o pulmão ou para o restante do corpo sendo ejetado respectivamente pelo ventrículo direito e ventrículo esquerdo.
  Lembrar que contração é o mesmo que sístole e relaxamento é denominado de diástole. O sangue caminha dentro do coração passando através de valvas e estas são em número de quatro: aórtica, pulmonar, e as outras duas são as valvas átrio-ventriculares direita (tricúspide) e esquerda (bicúspide ou mitral).A denominação de válvulas é feita para as partes que formam as válvas. Por exemplo, a valva aórtica é formada por 3 válvulas.
  As artérias que nutrem o coração são as artérias coronárias direita e esquerda e estas dividem-se em artérias interventriculares anteriores e posteriores e artéria circunflexa.




Sistema Circulatório

CIRCULAÇÃO

Conceito - consiste em um sistema fechado por onde circulamHumores
De acordo com o tipo de humor, a circulação poderá ser subdividida em Sanguínea ( Sangue), Linfática ( Linfa) e Liquórica Líquor).


Função - Transporte e proteção são as principais funções desempenhadas por estes tipos de circulação.


CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

A circulação sanguínea esta representada pelos vasos sanguíneos ( arterias, veias e capilares) e pelo coração

Veias:
As veias são os vasos sanguíneos que estão indo em direção ao coração. As veias que se situam nos membros inferiores do corpo humano como as pernas, possuem pequenas válvulas que impedem que o sangue volte para o lugar de onde veio.

Artérias:
As Artérias não possuem válvulas mas são mais grosas que as veias, isto por que existe muita dentro delas. Se você um dia cortar uma artéria vai espirrar bastante sangue a uma grande altura. As artérias são os vasos sanguíneos que saem do coração e vão em direção ao corpo. A artéria mais conhecida provavelmente deve ser a aorta, ela sai do ventrículo esquerdo para distribuir sangue para todo o corpo humano.

Os Capilares:
Os capilares são responsáveis por levar oxigênio e nutrientes á nível tecidual


O Coração
No homem, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração.



Anatomia do Coração Humano 

Forma: o coração apresenta a forma de uma pirâmide de três faces, uma base e um ápice, desviado para a esquerda. Seu longo eixo forma com o plano mediano uma inclinação de 45o.

Tamanho: tem aproximadamente o tamanho equivalente de um punho, estando a mão fechada.

Localização: Ocupa a parte média do mediastino inferior juntamente com os vasos da base.


Peso: aproximadamente 150 gramas



CAMADAS:

Epicárdio
 - (mais externa) Fina camada visceral que reveste diretamente o coração. É uma víscera serosa: membrana que deriva do revestimento da primitiva cavidade celomática;

Pericárdio - É um saco seroso de parede dupla, está localizado no mediastino médio, envolvendo o coração. Externamente, é constituído por uma espessa lâmina de tecido fibroso denso - pericárdio fibroso. Internamente por uma membrana transparente chamada pericárdio seroso;

Miocárdio - Uma camada média, e mais espessa, da parede do coração, formada por músculo anatomicamente estriado (vermelho) e fisiologicamente liso. Forma o coração;

Endocárdio - Uma fina membrana serosa que forra o órgão interiormente e cobre a superfície das válvulas cardíacas. É formado por um tecido epitelial de revestimento interno que nas artérias e veias chama-se endotélio. Esse tecido permite a não coagulação do sangue.


- DIVISÃO DO CORAÇÃO HUMANO
coração é dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade é formada de duas câmaras; um átrio posterior e um ventrículo anterior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração dos átrios. N átrio direito chegam as veias cava superior e inferior, e na aurícula esquerda, as quatro veiaspulmonares.
Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.







-ANATOMIA INTERNA

VALVAS CARDÍACAS
As válvulas cardíacas: orientam o fluxo sanguíneo impedindo refluxo.

A) Atrioventriculares: direita ou tricúspide e esquerda ou bicúspide

B) Semilunares: Aórtica e pulmonar




VASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO 
As artérias coronárias são as únicas responsáveis pela nutrição do coração.

1. Coronária Direita, que sai ao nível do seio de Valsava direito;
2. Coronária Esquerda, que sai ao nível do seio de Valsava esquerdo.

Seio coronário : responsável pela drenagem do miocárdio

Nenhum comentário:

Postar um comentário