segunda-feira, 11 de março de 2013

ÁRVORE DE PÁSCOA: UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DA SEMANA SANTA


SEMANA SANTA

Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa.
As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.
A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.
No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor.
O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida.
A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa.
O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
As famílias cristãs também deveriam adotar este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal. O processo é simples:
Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.
Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças.
Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.
Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.
Poucas casas têm por hábito montarem suas Árvores de Páscoa, mas aos que querem conhecer uma, é só me fazerem uma visita: há anos decoro rigorosamente a minhaque é típica, pois além dos ovos coloridos, ornamento-a com borboletas, joaninhas e morangos…
A árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.
“Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos”.
- Romanos 14.9

Você conhece a Osterbaum? A cidade mais alemã do Brasil está cheia delas, decorando ruas e casas. As árvores são feitas com galhos secos, que representam a frieza e a morte de Jesus Cristo; depois, elas são decoradas com ovos coloridos e flores, lembrando toda a alegria da Páscoa. Você vai precisar de: - Ovos de galinha - Agulha - Água - Alcool - Tinta atóxica - Pincéis - Apliques de sua preferência - Laço ou Flores artificiais - Fitilhos (10 a 12 cm) - Cola quente - 1 árvore/ramo de galhos secos Passo-a-passo:1. Com a ajuda de uma agulha, faça um pequeno furo na casca do ovo. Na base (do lado oposto ao furo), lasque a casca levemente para não fazer uma abertura muito grande.2. Depois de retirar a gema e a clara, lave imediatamente o interior do ovo e esterilize com um pouco de álcool. Deixe-o secar ao natural.3. Separe as tintas de sua preferência e mãos à obra! Para a pintura não borrar, firme a peça colocando um dos dedos da outra mão no interior da casquinha.5. Pinte toda a casca do ovo com a cor de sua preferência.6. Quando a casca estiver totalmente coberta, aproveite para decorá-la com desenhos ou outros apliques. Dê asas à sua imaginação!7. Deixa as casquinhas secarem em pé, com a ajuda de um lápis ou palito de churrasco, dentro de um suporte.8. Cubra o verso da flor ou laço com bastante cola quente. Junte as duas pontas do fitilho, para formar um "gancho".10. Coloque a base da casquinha por cima do fitilho e pressione-a sobre a cola quente para fixá-la.11. Pendure as casquinhas, usando o fitilho, em um ramo ou em uma árvore de galhos secos. Crédito fotos: Denisse Lopes Modelo: Michele Camila Greuel Compartilhe com seus amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário