Droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância, natural ou não, que ao ser introduzida no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas.
Nas áreas de Medicina e Farmacologia, droga é qualquer substância que previne ou cura doenças ao causar alterações fisiológicas nos organismos.
No sentido corrente, o termo “droga” refere-se em geral às substâncias ilícitas que provocam dependência, afetam o Sistema Nervoso Central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo.
Também denominadas como entorpecentes ou narcóticos, as drogas podem ser:
- Naturais: produzidas a partir de plantas, por exemplo, da planta Cannabis sativa se extrai a maconha, da flor da Papoula se obtém o ópio, etc.
- Semissintéticas: produzidas a partir de drogas naturais, porém passam por processos químicos em laboratórios. Exemplo: crack, cocaína, heroína, etc.
- Sintéticas: são totalmente produzidas em laboratórios seguindo técnicas específicas. Exemplo: ecstasy, LSD, anfetamina, etc.
Os usuários dessas drogas podem ser classificados de acordo com a experiência e consumo em: experimental, ocasional, habitual ou dependente. Existem ainda os usuários de abuso e os usuários crônicos, que usam drogas de forma compulsiva.
Em geral, as drogas possuem elevada capacidade de causarem dependência química ou psicológica no indivíduo, e podem levar à morte em caso de consumo excessivo (overdose).
Informalmente, a palavra “droga” é usada para designar uma coisa sem qualidade ou de pouca utilidade. Também se usa como exclamação para manifestar desagrado ou nervosismo.
As 'pedradas' legais ou ilegais, 'pedradas' de “head shop” ou de “plantas naturais” são nomes dados a substâncias psicoactivas (drogas) que podem estar à venda na Irlanda em lojas que vendem produtos relacionados com drogas (head shops, lojas de cânhamo) e outras lojas como sex shops ou locais onde se fazem tatuagens. Podem também ser compradas na Internet. Estas drogas são vendidas como alternativas às drogas como cannabis, ecstasy, cocaína, LSD, anfetaminas e heroína.
Sabemos que estão disponíveis várias centenas destes tipos de drogas. Estas incluem drogas que servem como:
sedativos (drunfos)
estimulantes (excitantes)
alucinogéneos (trips) e
afrodisíacos (estimulantes sexuais)
Algumas são de planta ou seja provêm de uma planta. Outras são sintéticas, ou seja são fabricadas de substâncias químicas. A maioria são uma mistura de produtos de plantas e sintéticos.
Estas drogas são todas substâncias psicoactivas, o que significa que alteram a forma como pensa, se sente e comporta. O seu efeito sobre a saúde física e mental é imprevisível e há o risco de se tornar dependente.
Não para consumo humano
Muitas destas drogas à venda são rotuladas como ‘não para consumo humano’, daí que aqueles que vendem e fornecem estas drogas podem contornar a lei e evitar responsabilidade por quaisquer consequências negativas ou riscos. Algumas drogas possuem usos legais na indústria e nos cuidados animais.
A segurança de nenhuma destas drogas foi testada em seres humanos. Nada sabemos sobre os os efeitos a médio e longo prazo do consumo destas drogas. Algumas ou todas elas podem ter efeitos secundários perigosos.
Algumas podem torná-lo confuso – daí a maior probabilidade de ter um acidente ou tomar riscos perigosos.
Podem causar ansiedade, ataques de pânico, paranóia ou mesmo doenças psicóticas.
Muitas são estimulantes (excitantes) que o podem impedir de dormir, deixando-o exausto e mais tarde deprimido.
Estas drogas podem ter efeitos negativos na saúde mental – muitas das vezes as pessoas sentem-se ‘cansadas da cabeça’ depois de tomar estas drogas.
Podem ser tóxicas para os seres humanos, mesmo as substâncias ‘naturais’ ou ‘plantas naturais’ podem causar danos como insuficiência renal, coma e mesmo a morte.
Cannabis
Nomes de calão incluem haxixe, boi, merda, marijuana, ganza, erva.
A cannabis é uma planta natural e usada em três formas principais. O tipo mais comum, é chamado resina, que vem em bocados ou blocos de cor escura. Menos comuns são as folhas e caules da planta, chamada de marijuana ou erva. O terceiro tipo, o óleo de cannabis, é raramente visto na Irlanda.
A cannabis é normalmente enrolada com tabaco num ‘charro’ ou ‘em cachimbo’ e fumada, mas também pode ser cozinhada e ingerida.
Efeitos – Ficar ‘pedrado’ com cannabis fá-lo sentir relaxado, falador e feliz. Algumas pessoas sentem que o tempo abranda e dizem também apreciar melhor as cores, os sons e os sabores. Pode-se ficar com grande vontade de comer, chamado de ‘apetite voraz’.
Efeitos secundários – A cannabis pode afectar a sua memória e concentração e pode deixá-lo cansado e com falta de motivação. Se não estiver habituado à cannabis ou usar um tipo mais forte do habitual pode sentir ansiedade, pânico ou confusão. Pode ter delírios ou alucinações.
Riscos – Muitas pessoas consideram a cannabis como uma droga relativamente segura. Mas a investigação demonstra que quem a usa há muito tempo pode sentir dificuldade em controlar o uso da droga e tornar-se dependente. Fumar cannabis aumenta o risco de doença cardíaca e de cancros como o cancro do pulmão e pode também afectar a sua fertilidade. Nas pessoas que possuam problemas de saúde mental subjacentes, o uso de cannabis pode levar à esquizofrenia. Na Irlanda é a segunda droga mais comum detectada nos sistemas de condutores embriagados, depois do álcool.
Ecstasy
Nomes de calão incluem pastilha, droga do amor.
O ecstasy é normalmente feito em laboratórios clandestinos em alguns países europeus. É vendida sobretudo como pastilhas que têm diferentes logótipos ou desenhos. Por vezes as pastilhas de ecstasy podem conter outras drogas e substâncias.
Efeitos – O ecstasy pode fazê-lo sentir-se mais alerta e sintonizado com a sua envolvente. Sente-se feliz e calmo e cria uma sensação de intimidade e proximidade em relação às outras pessoas. Os sons, as cores e as emoções são mais intensos. Você tem mais energia o que lhe permite dançar durante longos períodos de tempo.
Efeitos secundários – A temperatura do seu corpo, tensão arterial e ritmo cardíaco podem subir. Outros efeitos físicos incluem as dores musculares, náuseas, trismo e ranger dos dentes. Pode ter suores intensos, tremuras e palpitações. Pode sentir-se desidratado, confuso e cansado.
Riscos – A maioria das drogas legais são primeiro testadas em animais, mas os utilizadores de ecstasy são cobaias humanas. A investigação já demonstra que os utilizadores regulares de fim-de-semana passam por uma ‘crise’ a meio da semana que os pode deixar cansados e deprimidos, muitas vezes durante dias. Podem passar anos antes de se conhecerem os efeitos de longo prazo, mas alguns utilizadores podem correr o risco de desenvolver problemas de saúde mental mais tarde nas suas vidas. As mortes causadas pelo ecstasy são bastante raras, mas podem ocorrer por insolação, ataques cardíacos e ataques de asma.
Heroína
Nomes de calão incluem cavalo, burra, castanha, H.
A heroína é feita da morfina, uma das drogas oriundas da papoila de ópio. Usa-se de forma injectável ou fumada.
Efeitos – Injectar a heroína dá um efeito rápido seguido de sensação de paz e sonho. Sente calor, relaxado e sonolência. Há uma redução da dor, da agressão e dos desejos sexuais.
Efeitos secundários – Os efeitos secundários da heroína e outros opiáceos (tais como a morfina e a metadona) incluem obstipação e respiração mais fraca. No entanto, a maioria dos perigos da heroína resultam da overdose e do facto de se injectar a droga.
Riscos – O que é vendido na rua como heroína contém muitas das vezes outras substâncias, tais como açúcar, farinha, pó talco e outras drogas. Essas substâncias podem parecer inofensivas, mas se as injectar podem causar danos ao corpo, tais como coágulos de sangue, abcessos e gangrena. O HIV e a hepatite B e C podem propagar-se pela partilha de seringas. O uso regular de heroína leva frequentemente à dependência, especialmente se a injectar.
A metadona é usada como droga de substituição para tratar a dependência da heroína. Vem sob a forma de um líquido verde, que se bebe uma vez por dia para se perder a vontade de tomar heroína. O risco mais sério da metadona é a morte por overdose.
Cocaína
Nomes de calão incluem coca, branquinha, neve.
A cocaína é um pó branco feito das folhas da planta da coca, que cresce sobretudo na América do Sul. É normalmente ‘snifada’ pelo nariz. O ‘crack’ não é uma droga diferente mas uma forma de cocaína mais viciante. O crack, também conhecido como ‘rock’, ‘pedra’ ou ‘base livre’, é normalmente fumado. A cocaína é por vezes injectada ou ingerida.
Efeitos – A cocaína é um poderoso estimulante. Fá-lo sentir mais alerta e energético e também tira a sensação de fome e sede.Estes efeitos podem durar até 20 minutos após cada uso. Fumar crack dá uma pedrada mais curta mas mais intensa.
Efeitos secundários – Devido aos seus poderosos efeitos, os utilizadores de cocaína ficam muitas vezes com vontade de mais. Doses grandes podem fazer com que fique exausto, ansioso e deprimido e por vezes agressivo.
Riscos – O facto de ‘snifar’ a cocaína pode causar danos permanentes ao interior do nariz. O uso da cocaína pode danificar o seu coração e pulmões e grandes doses pode provocar a morte por ataque cardíaco ou coágulos de sangue. Tomar cocaína com álcool aumenta o risco de ataque cardíaco e de morte. A ingestão de cocaína pode danificar o tecido do intestino. A depressão que se segue ao êxtase pode ser séria e levar a tentativas de suicídio. Com o decorrer do tempo e abuso da substância, a sensação de excitação provocada pela cocaína pode fazer com que fique agitado, perca o sono e o peso. Algumas pessoas podem ficar com psicose paranóica pelo que podem ficar violentas. O forte desejo por cocaína, especialmente crack, podem levar ao desejo de querer a droga a toda a hora e pode perder o controlo do seu uso da droga.
Anfetaminas
Nomes de calão incluem speed, cristal, anfes.
As anfetaminas são um grupo de drogas estimulantes, algumas delas usadas no passado como pastilhas de emagrecimento. Aparecem geralmente sob a forma de pó branco acinzentado, vendidas em embalagens dobradas em papel chamadas de ‘invólucros’. São normalmente engolidas mas podem ser injectadas ou ‘snifadas’. Um tipo conhecido como ‘ice’ ou ‘cristal’ pode ser fumado.
Efeitos – Estes dependem da forma como se toma a droga. Uma pequena dose pela boca fá-lo sentir mais alerta e enérgico. Doses maiores que injecte ou fume dão-lhe uma sensação de prazer. Alguns utilizadores de speed abusam e tornam-se super activos e tagarelas.
Efeitos secundários – Tal como acontece com outras drogas estimulantes, pode experimentar uma depressão após a pedrada provocada pela droga. Doses maiores de anfetaminas podem causar pânico, paranóia e alucinações. Com o uso prolongado, pode-se desenvolver uma condição conhecida como ‘psicose por anfetaminas’, com sintomas semelhantes à esquizofrenia. A paranóia pode torná-lo violento se acreditar que está a ser ameaçado ou perseguido.
Riscos – A psicose por anfetaminas pode continuar após ter parado de usar a droga. Caso se torne agressivo ou violento, pode envolver-se em situações perigosas. Os riscos de injectar são idênticos aos das outras drogas, tais como a heroína.
Solventes
Nome de calão inclui ‘snifar cola’
Os solventes incluem produtos encontrados na maioria das casas, tais como colas, diluente, acetona, gás de isqueiro e sprays de aerossóis tais como desodorizantes. Pode inalá-los a partir de uma pano embebido, manga de casaco ou directamente de uma garrafa. Pulverizam-se aerossóis directamente na boca. O abuso de solventes é muito comum entre adolescentes. Para a maioria dos adolescentes trata-se algo passageiro, mas pode causar-lhes enormes problemas na escola e em casa.
Efeitos – A inalação de solventes pode dar uma sensação de pedrado ou ‘excitação’ que é semelhante à de embriaguez. Os efeitos passam normalmente após cerca de meia hora. Pode-se parecer embriagado, com a fala desarticulada, cambalear, dar gargalhadas e falta de controlo e pode ainda sentir sonolência posteriormente.
Efeitos secundários – A sua capacidade crítica pode ser afectada e pode tornar-se agressivo. São também comuns as alucinações, vómitos e perdas temporárias da consciência. Segue-se normalmente ao uso uma ressaca, com dores de cabeça e dificuldades de concentração.
Riscos – É rara a morte por abuso de solventes mas pode acontecer por algumas razões e pode acontecer na primeira vez que os usar. Sob a influência dos solventes é maior a probabilidade de se ter acidentes. Pode também engasgar-se ou sufocar – em consequência do solvente que lança nos pulmões, do seu vomitado ou das substâncias que usar para ajudar a inalar o solvente. Muitos solventes podem também provocar insuficiência cardíaca.
LSD
Nome de calão ácido.
O LSD vem normalmente como pequenas pastilhas conhecidas como ‘cápsulas’ ou ‘barras’, em pequenos quadrados de papel ou de cartão. As barras têm normalmente imagens ou logótipos. Engole-se as barras.
Efeitos – LSD é uma droga alucinogénica. Cerca de uma hora depois de tomar uma barra, ocorre uma ‘trip’ (viagem) em que a sua envolvente parece diferente, com as cores, os sons e os objectos a terem uma aparência irreal ou anormal. Durante uma ‘trip’ pode-se ter visões e ouvir vozes e o tempo parece arrastar-se ou acelerar. Os efeitos podem durar cerca de 12 horas.
Efeitos secundários – É difícil prever que tipo de ‘trip’ se terá. Durante uma má ‘trip’, pode sentir-se horrorizado, sentir que está a perder o controlo, enlouquecer ou morrer. É mais provável uma má ‘trip’ se já sentir ansiedade ou deprimido antes de tomar a droga.
Riscos – Uma má ‘trip’ pode desencadear uma doença mental em algumas pessoas. Boas ‘trips’ podem também ser perigosas, por exemplo, se acreditar que pode voar ou que anda sobre a água. Pode ter também flashbacks, caso sinta que está de volta a uma ‘trip’ após um curto período de tempo, durante semanas e meses depois de uma ‘trip’. Estes flashbacks podem ser angustiantes.
Os cogumelos mágicos são alucinogénicos que crescem espontaneamente. Podem-se comer crus ou cozinhados, ou fazer chá deles. Os efeitos dos cogumelos mágicos são semelhantes a uma ligeira e curta ‘trip’ de LSD.
Tal como acontece com o LSD, pode ter más ‘trips’ que podem ser assustadoras. Há também o risco de poder comer cogumelos venenosos por engano, pensando serem mágicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário