Chá para Sinusite
Você vai precisar de:
- 50 g de eucalipto aromático
- 50 g de arruda
- 50 g de sálvia
* As folhas podem ser usadas secas ou frescas.
Modo de Preparo:
Posologia
Tomar 4 xícaras do chá quente ou morno durante o dia.
Dica
Faça uma solução salina, misturando 1 colher (chá) de açúcar e outra de sal em 1 litro de água. Pingue 3 gotas da solução nas narinas várias vezes ao longo do dia. Juntamente com o chá, essa receita é tiro e queda para acabar com a sinusite.
Cataplasma para Sinusite
A inflamação das mucosas dos seios da face, conhecida como sinusite, é um problema respiratório bastante incômodo. O principal sintoma da doença é a dor de cabeça, que se concentra na testa, maçã do rosto e nuca. Além disso, a sinusite pode vir acompanhada de febre, dor no corpo, congestão nasal e mau hálito.
Hoje ensinaremos uma receita para aliviar os sintomas da sinusite. O cataplasma de cebola reduz as dores e a congestão nasal. No entanto, precisa ser aplicado com cautela para evitar queimadura ou ardência nos olhos.
Você vai precisar de:
- 4 cebolas
- 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
- 1 pedaço de tecido de algodão
- 1 folha de papel toalha
Modo de Preparo:
Rale a cebola ou pique em cubos pequenos. Depois leve ao fogo, em uma panela, juntamente com o vinagre de maçã. Quando as cebolas estiverem transparentes, desligue o fogo e coloque a mistura em um papel toalha.
Aplicação:
Cubra os olhos com um pedaço de pano umedecido com água. Depois coloque um pano sobre o nariz e as maçãs do rosto. Cubra o pano com a mistura de cebolas ainda quente e deixe sobre a pele até esfriar. Repita o processo 2 vezes ao dia, até que os sintomas da sinusite desapareçam.
Cuidados
Evite o contato direto das cebolas com a pele, pois a mistura pode causar queimaduras na pele. Não se esqueça de cobrir os olhos com o pano umedecido.
Tratamento para a Sinusite
Para amenizar esses sintomas, você pode usar a buchinha paulista, também conhecida como buchinha do norte. No entanto, como a planta possui substâncias tóxicas, não se deve tomar o chá, mas apenas fazer uma inalação. Veja como preparar o tratamento.
Você vai precisar de:
- 1 buchinha paulista
- 1 copo (250 ml) de água
Modo de Preparo:
Em um caneco, leve a água e a buchinha paulista ao fogo. Quando levantar fervura, desligue e espere esfriar um pouco antes de fazer a inalação.
Posologia
Cuidados
A buchinha paulista é uma planta tóxica, considerada pela tradição popular como abortiva. Por isso, é muito importante não beber o chá. Em casos de gravidez, evite utilizar este tratamento.
Descongestionante Nasal Caseiro
Diferentemente do que algumas pessoas pensam, a congestão nasal não é causada pelo acúmulo de muco nas vias respiratórias. A dificuldade para respirar ocorre quando as paredes esponjosas que revertem o nariz estão inchadas. Esse inchaço se deve a uma reação do próprio organismo, que tenta eliminar os corpos estranhos que irritam o nariz.
Você vai precisar de:
- 1 buchinha paulista (também conhecida como buchinha do norte ou cabacinha)
- 1 copo de água filtrada
Modo de Preparo:
Posologia
Pingue 1 gota da mistura no nariz e respirar profundamente. Repetir o processo sempre o nariz estiver entupido.
Cuidados
A buchinha paulista é tóxica e pode causar reações no organismo. Por isso é importante não ferver nem ingerir o chá feito com a planta. Siga as recomendações para evitar qualquer tipo de problema.
Nariz Entupido
Nariz entupido é muito mais um sintoma que doença ela mesma. As causas da congestão nasal podem ser gripe, constipação, rinite alérgica e vírus, bem como pode estar ligada à simples irritações causadas por cigarro, fumaça, cheiros, ácaros e frio, sobretudo no inverno e outono.
Todos estes fatores, juntos ou separados, provocam, nas terminações nervosas de nosso nariz, ativam as defesas de nosso organismo a produzir secreções e gerando a constipação nasal. O nariz pode escorrer ou não, nesses casos.
Abaixo, uma receitinha caseira para ajudar a desentupir o nariz.
Você vai precisar de
- Um punha doe folhas de eucalipto
- sal grosso
- água
Modo de Preparo:
Leve as folhas de eucalipto e o sal grosso ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos.
Posologia
Faça inalações
Outras dicas
Chá de Eucalipto
O chá de eucalipto é indicado principalmente para doenças respiratórias. Veja como preparar e consumir o remédio natural!
Você vai precisar de:
- 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas
- 1 xícara (chá) de água
Modo de Preparo:
Deposite as folhas picada em um xícara de porcelana ou de vidro. Despeje a água fervente sobre as folhas, tampe e deixe descansar. Quando o chá estiver morno, na temperatura ideal para beber, passe por um coador de pano bem limpo e tome em seguida.
Posologia
Tomar 3 xícaras do chá ao longo do dia, preferencialmente pela manhã, à tarde e antes de dormir. O chá pode ser consumido com gotas de limão e adoçado com mel.
Cuidados
O chá de eucalipto não é indicado para mulheres grávidas ou no período de amamentação. Crianças menores de 2 anos também não devem consumir o chá de eucalipto. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de recorrer aos remédios naturais.
Chá para Doenças Respiratórias
O chá de abacaxi e eucalipto é uma excelente opção para combater esses sintomas. O abacaxi tem função expectorante e antibiótica, enquanto o eucalipto atua como descongestionante. Veja como preparar esta receita simples, porém eficiente.
Você vai precisar de:
- 3 xícara (chá) de água filtrada
- 1 xícara (chá) de cascas de abacaxi
- 1 folha de eucalipto (pode ser fresca ou seca)
Modo de Preparo:
Primeiramente, lave bem a casca do abacaxi com uma escovinha macia. Ferva a água, desligue o fogo e depois adicione as cascas e afolha de eucalipto. Tampe a mistura e deixe em infusão por 10 minutos. Coe o chá e tome ainda morno.
Posologia
Tomar uma xícara do chá de abacaxi e eucalipto a cada 8 horas enquanto persistirem os sintomas respiratórios. Lembramos que é muito importante consultar um médico, pois essas doenças, mesmo que pareçam simples, podem evoluir para problemas mais sérios.
Dica
O que é rinite
O que é Rinite
- espirros
- coriza
- entupimento das vias nasais
- coceira no nariz ou na boca
Como se pega
A forma mais rara de rinite pode ser contraída através do ar, com a contaminação com vírus o bactérias que causem o problema. Já no caso da rinite alérgica, não se pega a doença. Vários fatorem contribuem para que se tenha predisposição para reações alérgicas, como a herança genética e ambiente favorável. Nesse caso, os alérgenos presentes no ar, como excrementos de ácaro, pólen, pelos de animais, entre outros, causa a irritação.
Como prevenir
Remédios
Recentemente, ensinamos a preparar um remédio para tratamento da rinite, à base de hortelã. A receita ajuda a desentupir as vias respiratórias, através da inalação do vapor da erva. Desse modo, alivia os sintomas da alergia, acalmando a mucosa nasal. Outra opção de tratamento é o chá com folhas de eucalipto. A ingestão do chá também combate os principais sintomas da rinite alérgica, amenizando os espirros e secreção nasal.
Tratamento para rinite
Você vai precisar de:
- 1 punhado de folhas de hortelã
- 1/2 litro de água
Modo de Preparo:
Com a ajuda de um almofariz, esmague as folhas até que elas liberem um sumo verde escuro. Depois acrescente a água na pasta de hortelã e leve ao fogo até que levante fervura.
Posologia
Com a mistura ainda quente, aspire o vapor da hortelã. Para facilitar o processo, faça um funil de papel para aspirar o vapor através dele. Use a receita sempre que sentir os sintomas da rinite incomodando.
Cuidado
O vapor quente pode queimar a pele. Evite se aproximar muito do recipiente e espere a mistura esfriar um pouco antes de utilizar.
Chá para Aliviar a Rinite
O eucalipto é bastante conhecido por auxiliar nos problemas respiratórios. A planta originária da Austrália, tem função antiinflamatória e antibacteriana, além de melhorar o sistema imunológico. Ela também atua como descongestionante e, por isso, combate as doenças respiratórias.
Você vai precisar de:
- 1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas
- 2 xícara (chá) de água
Modo de Preparo:
Utilize as folhas do eucalipto frescas e picadas. Coloque a erva para ferver juntamente com a água. Depois abafe por alguns minutos e espere o chá ficar morno. A bebida pode ser adoçada com mel ou consumida pura.
Posologia
Tomar uma xícara do chá ainda morno quando os sintomas da rinite estiverem mais evidentes. Espere 8 horas e tome outra xícara do chá. Repita esse processo todos os dias, enquanto os sintomas da rinite persistirem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário