segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tratamentos naturais para a dor ciático

Você sabe o que é?

Dor ciática - conheça tratamentos
Uma dor que começa na região lombar e vai até o pé |Imagem: Reprodução
É uma dor constante que inicia na região lombar (nas costas, pouco acima da cintura), passando pelas nádegas e chegando até a parte mais baixa de uma ou de ambas as pernas. Esta dor percorre todo o nervo ciático, que é o nervo mais longo do corpo.

O que causa a dor no nervo ciático?

Quando o nervo está irritado por inflamação ou por motivos como:
  • compressão externa;
  • deslocamento de disco intervertebral;
  • por hérnia de disco na coluna lombar;
  • contratura do músculo piramidal.

Quais são os sintomas frequentes da dor ciática?

A dor ou espasmos, pinçadas, começam na região lombar e seguem pela parte profunda da perna e vão até o pé. Essa dor, que pode ser também uma queimação ou pontada e causar formigamento, redução de sensibilidade ou fraqueza nos músculos das pernas, pode começar gradualmente e aumentar à noite. Também pode ser agravada pelos movimentos.

É possível amenizar os sintomas deste problema com tratamentos naturais!

É necessária uma avaliação médica através de exame clínico, o médico tem condições de diagnosticar a doença por testes físicos, como: Lasegue, Neural ou SLR.
Os tratamentos para a dor ciática geralmente iniciam com a fisioterapia, desde as técnicas aplicadas manualmente (mobilizações articulares, Osteopatia, Maitland, Mulligan, entre outras), quanto as que o paciente é colocado em mesas de Tração Eletrônica ou Flexão-Descompressão.
Outros métodos, como o Pilates, musculação e acupuntura, também são muito utilizados nesses casos. Além desses métodos de tratamentos físicos, ainda há mais algumas dicas naturais que ajudam a tratar a dor ciática:
  • COUVE: cataplasmas de folhas de couve quente, aplicadas no local da dor, sendo trocados a cada hora;
  • 1/2 copo de suco de couve bebido em jejum;
  • FEIJÃO: preparar uma pasta de farinha de feijão e água quente e aplicar no local.
  • ABACATE: preparar  um chá com as folhas do abacateiro e aplicar morno no local;
  • LARANJEIRA: preparar chá com folhas de laranjeira e erva-cidreira, sendo usadas 3  colheres dessas ervas picadas em um litro de água fervente. Tomar 3 xícaras ao dia.
  • CHÁ DE SALSAPARRILHA, tanchagem, chapéu-de-couro e cavalinha, misturar as três ervas em partes iguais e usar 3  colheres de sopa dessa mistura em 1 litro de água fervente. Beber 3 xícaras ao dia. Pode ser acrescentado a esse chá um limão e 10 gotas de própolis.
  • EUCALIPTO: massagear o local com óleo de eucalipto;
  • GENGIBRE E LINHAÇA: cozinhe a linhaça em água até formar uma papa e rale o gengibre, misturando os dois e colocando essa mistura num pano limpo, formando um saquinho. Aplique no local e ponha em cima uma bolsa de água quente.


Fonte: Tratamentos naturais para a dor ciática 



Amenize o torcicolo com tratamentos caseiros

Torcicolo











 Acordou com uma dorzinha chata no pescoço e não consegue movê-lo direito?! Pode ser um torcicolo! Existem pessoas que frequentemente são vítimas desse problema, cuja causa principal é a contração demasiada dos músculos do pescoço. Caso aconteça casualmente, pode ser considerado normal, mas se o problema começa a se repetir excessivamente, procure urgentemente um médico especialista na área, como por exemplo, um ortopedista. Deve-se tomar bastante cuidado com os torcicolos, pois seus sintomas são muito semelhantes aos de algumas doenças graves, como por exemplo, a meningite.

Causas

  • Virar o pescoço bruscamente;
  • Má postura, já que quando a coluna vertebral está desalinhada, a região do pescoço é forçada a garantir uma boa postura ao corpo, ocasionando dor nos músculos;
  • Não dormir adequadamente. Por exemplo, travesseiros muito altos podem causar torcicolos, assim como deitar-se de mau-jeito. O ideal é dormir de lado, e com um travesseiro que possua uma altura que deixe sua cabeça rente ao restante do corpo;
  • Manobrar o carro sem usar o espelho retrovisor, o que força bastante a musculatura do pescoço.

O torcicolo e a dor de cabeça

É bastante comum os pacientes que sofrem de torcicolo se queixarem de dores na cabeça. Isso ocorre quando a contração dos músculos do pescoço é muito intensa e estende-se para áreas vizinhas, como ombros e cabeça. Outro motivo é a ansiedade e irritação causada pela limitação dos movimentos por conta do torcicolo.

Tratamentos

Geralmente, os quadros de torcicolo terminam em aproximadamente uma semana, sumindo espontaneamente. Caso queira acelerar esse processo e se a dor estiver muito forte, existem alguns analgésicos de uso tópico que são ótimos. Outra alternativa são os tratamentos naturais, que demonstram ser super eficientes no tratamento desse tipo de problema. Vale ressaltar que antes de se automedicar, visite o seu médico para que o diagnóstico seja preciso.

Confira abaixo algumas receitas caseiras de remédios para torcicolo

Batata (o mesmo vale para cebola)

Faça compressas usando fatias de batata crua e aplique durante uma hora em repouso. Faça isso três vezes ao dia.

Limão

Pegue 20g de folhas de limoeiro e coloque em um recipiente para chá. Em seguida, adicione um litro de água fervente e deixe o chá descansar. Tome uma xícara quatro vezes ao dia.

Maracujá

Faça um suco de maracujá normalmente e adoce com mel de abelhas. Você deve tomar três copos por dia.

Eucalipto

Faça massagens no local do torcicolo com o óleo do eucalipto.

Orégano

Pegue 15g de orégano e coloque em um recipiente para chá. Em seguida, adicione um litro de água fervente e deixe o chá descansar. Adoce com mel de abelhas e tome uma xícara três vezes ao dia.


Fonte: Amenize o torcicolo com tratamentos caseiros 


Remédios para cãibras nas pernas

Trate as cãibras com remédios caseiros
Aprenda remédios caseiros para evitar esta dor muscular | Imagem: Reprodução
As cãibras são um incômodo bastante conhecido, especialmente por pessoas que costumam se exercitar, também por grávidas e algumas pessoas portadoras de problemas de saúde, como diabetes, doenças vasculares ou neurológicas.

O que causa as cãibras?

As causas para as cãibras podem ser variadas, podem ocorrer com o corpo em repouso ou em atividade física, devido à fadiga muscular ou má circulação. Também é muito comum, especialmente aos atletas, ou pessoas que se exercitam bastante, perderem muito líquido e sódio, o que predispõe os músculos a se tornarem sensíveis e sofrerem cãibras.
A falta de minerais como o potássio, magnésio e cálcio, foi uma das crenças para o surgimento das cãibras durante muito tempo, mas, atualmente os médicos contestam essa teoria, dizendo que estes minerais, podem ser ingeridos de forma suficiente com a alimentação diária. Inclusive, segundo os médicos, os músculos tem reservas maiores desses elementos do que a quantidade perdida na transpiração, ao contrário do que acontece com o cloreto e o sódio. Também o consumo excessivo de fósforo contribui para a má absorção do cálcio, outro fator causador das cãibras.
Muitas vezes, o fato de as atividades diárias de certas pessoas exigirem bastante de alguns músculos, podem levá-los à fadiga e então, as cãibras surgem até com o corpo em repouso. É comum a nadadores, bailarinos, desportistas de modo geral, pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, como costureiras, escritores, digitadores, etc.

Cãibra, incômoda e até perigosa!

As cãibras são dolorosas contrações musculares que desestabilizam, os músculos simplesmente “embolam” e, se isso ocorre em um momento em que a pessoa esteja de pé, praticando algum exercício ou, mais grave, nadando ou fazendo outra atividade que exija força dos músculos, como um esporte radical, por exemplo, pode cair, ou se afogar, como já se ouviu relatos diversos.
Por isso, além da dor, a cãibra torna-se um perigo, sendo imprescindível evitá-la e saber o que deve ser feito se ela surgir!

Previna o seu aparecimento!

  • ALONGUE-SE! Antes de se exercitar, alongue os músculos e, após um treino ou exercícios mais pesados, relaxe e alongue os músculos novamente;
  • BEBA MUITO LÍQUIDO! Beber bastante água todos os dias é uma necessidade de todas as pessoas, mas, os esportistas ou quem faz exercícios regularmente, perdem muito líquido na transpiração, por isso, devem sempre reforçar essa necessidade, bebendo muita água, antes, durante e depois dos treinos.
  • ISOTÔNICOS para quem é atleta! Eles podem repor os elementos minerais perdidos no suor e prevenir as cãibras.
Além de todos esses cuidados, algumas outras receitas caseiras de remédios naturais, podem evitar o surgimento das cãibras!

Veja algumas receitas destes “remédios”

  • AGRIÃO E BETERRABA: prepare um suco de beterraba ou de agrião e beba um copo, uma hora antes do almoço.
  • BANANA: deve-se comer uma ou mais bananas ao dia.
  • MEL: usar mel diariamente pode ser considerado um dos melhores “antídotos” contra as cãibras! Uma colher de sopa antes de dormir ou antes de atividades desgastantes.
  • CHÁS DE CAMOMILA, CAPIM-LIMÃO, MELISSA e todos os outros chás calmantes, ajudam a aliviar a tensão e também podem colaborar para evitar as cãibras.


Fonte: Remédios para cãibras nas pernas 


Aprenda como tratar a dor muscular


Aprenda remédios caseiros para tratar dor muscular
Dor no braço, após primeiro dia de academia | Imagem: Reprodução
É bastante comum que, após alguma atividade física que não estejamos acostumados a executar, o corpo fique dolorido, como nas primeiras vezes em que fazemos exercícios físicos ou quando modificamos as séries de movimentos e aumentamos a carga. Isto porque, a dor é um mecanismo de defesa, protegendo os músculos de possíveis lesões, então, sempre que ela ocorre durante uma atividade, devemos ficar atentos e moderar um pouco para que os músculos não fiquem fatigados.

O que é dor muscular?

Cada movimento do nosso corpo exige que vários músculos sejam ativados, quando ficamos algum tempo sedentários e praticamos alguma atividade (como por exemplo, quando vamos à academia), os músculos sentem e a dor vem. A dor tem receptores que são as terminações nervosas, suscetíveis à estímulos mecânicos, químicos ou térmicos, que alertam à possibilidade de o músculo se lesionar.
Se ela surgir durante o exercício, é sinal de que o corpo não foi bem preparado para a atividade, ou seja, não houve um aquecimento adequado, mas também podem ser causadas pelo sedentarismo ou por um treino muito intenso ou longo, que deixa os músculos fatigados e causam dor durante e depois da atividade física.
Antes de iniciarmos qualquer tipo de atividade física, é aconselhável procurarmos um médico para ver se tudo está em ordem com nossa saúde e, sempre, antes do início dos exercícios, o alongamento e aquecimento são essenciais para evitar dores e também lesões.

Se o problema surgir, existem algumas soluções caseiras para aliviá-las que são simples de fazer. Confira

  • SUCO de melãouvas e limão - é rico em potássio e ajuda a aliviar as dores musculares e prevenir cãibras. Como fazer: Bata no liquidificador ou centrífuga: 30 gramas de melão, 125 gramas de uvas sem sementes e adicione o suco da metade de um limão. Esse suco deve ser bebido todos os dias, nos dez primeiros dias de exercícios, após a atividade.
  • SAL QUENTE –  acelera a circulação e reduz a dor muscular. Como fazer: Aqueça meio quilo de sal numa frigideira e coloque numa meia de algodão limpa, aplicando sobre o local dolorido, deixando agir por trinta minutos, duas vezes ao dia.
  • INFUSÃO DE ASSA PEIXE – Ferva 150 ml de água, desligue o fogo e coloque 1 colher de sopa em infusão por alguns minutos. Aplicar sobre a área dolorida por duas horas, duas vezes ao dia.
  • INFUSÃO DE LOURO – ferva uma xícara de água, acrescente 1 colher de sopa de folhas de louro e deixe em infusão por alguns minutos, depois, adoce com mel a gosto. Pode ser bebida uma xícara de chá antes das refeições. Esse chá tem efeito de relaxante muscula


Fonte: Aprenda como tratar a dor muscular 

Nenhum comentário:

Postar um comentário