Tipos de Anemia
A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobinas na corrente sanguínea, que pode ter diversas causas que variam desde uma alteração genética até a má alimentação. Elas geralmente produzem sintomas como tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, peles e mucosas ressecadas, e seu tratamento vai variar conforme a sua causa. Dentre os vários tipos de anemia, estão:
- Anemia Falciforme: Este tipo de anemia é genética e causa a destruição das células vermelhas do sangue e gera sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo e deve ser tratada com uma boa alimentação, transfusão de sangue e por vezes, penicilina.
- Anemia Ferropriva: Este tipo de anemia é causada pela baixo consumo de alimentos ricos em ferro ou hemorragias, e é identificada num simples hemograma, seu tratamento consiste na boa alimentação e na suplementação de ferro.
- Anemia Perniciosa: A anemia perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo, e gera além dos sintomas típicos da anemia, neuropatia e diminuição da concentração de ácido gástrico no estômago, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.
- Anemia Aplástica: É uma doença auto-imune onde a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e transfusão de sangue, quando não é devidamente tratada pode levar à morte em menos de 1 ano.
- Anemia Hemolítica: Este tipo de anemia produz anticorpos que destrói as células sanguíneas, é mais comum em mulheres do que em homens e gera sintomas como palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Felizmente ela tem cura e esta pode ser alcanaçada com a toma de medicamentos e por vezes é necessária a remoção do baço.
- Anemia de Fanconi: De origem genética, caracteriza-se por apresentar sintomas como anomalias nos dedos e na face. Pode ser diagnosticada por volta dos 6 anos de idade ao observar os sinais clínicos da doença. Seu tratamento é feito com transplante de medula óssea e com a toma de imunossupressores.
Seja qual for a anemia que o indivíduo possui ela precisa de tratamento pois quando não tratadas podem desenvolver complicações que resultam em danos cerebrais irreversíveis como demência, AVC e problemas cardiovasculares, por exemplo.
Tratamento caseiro para anemia
Um ótimo tratamento caseiro para anemia é o suco de ameixa-preta.
Ingredientes
- 15 ameixas-pretas;
- 1 litro de água;
- Açúcar mascavo à gosto.
Modo de preparo
Para preparar este remédio caseiro adicione as ameixas em um recipiente com água fervente e deixe-as de molho durante a noite toda. Pela manhã bata as ameixas no liquidificador juntamente com a água em que ficaram de molho. O suco deve ser coado e está pronto para ser bebido.
A ameixa-preta é uma excelente fonte de vitamina A e dos minerais cobre e ferro, sendo muito eficaz no tratamento de indivíduos com anemia. Beber 2 copos desse suco por semana, além de prevenir a anemia ajuda o intestino a funcionar melhor.
Remédio caseiro para anemia
Um ótimo remédio caseiro para combater a anemia ferropriva é o suco de laranja com cenoura e beterraba.
Ingredientes
- 150 gramas de beterraba cozida ( cerca de 2 fatias grossas);
- 1 cenoura pequena crua;
- 2 laranjas com bastante suco.
Modo de preparo
Passe a beterraba e a cenoura pela centrifugadora ou processador de alimentos para retirar ao máximo o seu suco e depois adicione ao suco puro da laranja e beba logo a seguir para aproveitar ao máximo suas propriedades medicinais. Para fortificar ainda mais este suco pode-se adoçá-lo com 1 colher de melaço.
Se não possuir estes eletrodomésticos, pode-se bater o suco no liquidificador, sem acrescentar água e coá-lo a seguir.
Este suco é rico em ferro e deve ser ingerido antes do almoço e do jantar.
Alimentos para anemia
A anemia é uma doença causada pela falta de sangue ou de alguns componentes do sangue que pode ser tratada com a toma de medicamentos e ajustes na alimentação. Osalimentos que curam a anemia são os ricos em ferro.
Alimentos ricos em Ferro
- Farinha de peixe;
- Carnes em geral, mas especialmente as vermelhas;
- Rins, fígado, coração de galinha;
- Carne seca;
- Pão de cevada;
- Feijão;
- Açúcar mascavo;
- Beterraba;
- Chocolate meio amargo;
- Vegetais escuros como salsa; espinafre e rúcula.
Para potencializar a absorção do ferro presente nestes alimentos recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.
Alimentos ricos em vitamina C
- laranja; limão; tangerina; toranja;
- morango; abacaxi; acerola; caju; abacaxi;
- maracujá; romã; mamão.
Uma boa opção para tratar a anemia é após uma refeição rica em ferro comer uma fruta rica em vitamina C ou tomar um suco de fruta cítrica batido com salsa fresca acabado de fazer.
Estas modificações na dieta vão garantir a quantidade de ferro necessária, aumentando a quantidade de hemoglobina no sangue, mas saber o tipo de anemia e a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento.
O que comer para Anemia
Os alimentos ricos em ferro como as carnes, lentilha e feijão são os mais indicados para se comer em caso de anemia ferropriva. Entretanto nos outros tipos de anemia o indivíduo deve comer todos os tipos de alimentos e não pode fazer dieta enquanto não estiver curado da doença. Os legumes, vegetais, verduras e de origem animal devem ser consumidos em grande escala diariamente. Quanto mais colorido estiver o prato, melhor.
Alimentos a evitar na anemia
Recomenda-se evitar os alimentos processados, enlatados, industrializados e de cor bege como massas e pães em excesso. Neste último caso 1 porção por dia é o suficiente. Beber água entre as refeições e sucos de frutas naturais é fundamental para manter o corpo devidamente hidratado.
Suplemento alimentar para anemia
Além da medicação prescita pelo médico para tratar a origem da anemia pode-se utilizar um multivitamínico como o Centrum, por exemplo. Este deve ser ingerido 1 vez ao dia por aproximadamente 4 meses ou até que o indivíduo fique curado. Mas é preciso ter o cuidado de não deixar de fazer uma alimentação rica em vitaminas e minerais por estar tomando o suplemento.
Remédio caseiro para anemia na gravidez
Um delicioso remédio caseiro para anemia na gravidez é comer morangos. Os morangos contém propriedades fundamentais para todas as grávidas, que ajudam na produção de sangue.
Experimente comer a fruta fresca após as refeições ou faça um suco de morango para beber aos poucos durante o dia.
O morango além de ser bom para o sangue também aumenta a resistência da pele e fortalece ossos e dentes.
Infecção urinária na gravidez
Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento da infecção urinária na gravidez.
É normal ter pelo menos 1 episódio de infecção urinária durante a gravidez. Ela pode ou não apresentar sintomas, mas deve ser sempre tratada com o uso de antibióticos para prevenir possíveis complicações.
Sintomas da infecção urinária na gravidez
Os sintomas da infecção urinária são:
- Aumento da frequência em urinar;
- Urina turva;
- Urgência em urinar;
- Dor/Ardor ao urinar;
- Pode haver vestígios de sangue ao urinar.
Quando a infecção urinária atinge os rins os sintomas incluem:
- Febre
- Dor no fundo das costas
- Enjôos e vômitos
- Queda do estado geral
Diagnóstico da infecção urinária na gravidez
O diagnóstico da infecção urinária durante a gravidez é feito através de exame de urina normal. O médico deve solicitar 1 exame de urina por trimestre a fim de identificar precocemente a infecção urinária e logo que possa iniciar o tratamento.
Tratamento para infecção urinária na gravidez
O tratamento da infecção urinária na gravidez é feito com o uso de antibióticos como a cefalexina por um período de 7 a 14 dias, e é importante beber bastante água e esvaziar a bexiga completamente cada vez que for urinar.
Complicações da infecção urinária na gravidez
Se a infecção urinária não for tratada corretamente durante a gravidez, pode haver as seguintes complicações: aborto espontâneo, piora da anemia da mulher, aumento das chances do parto prematuro, comprometimento renal ou de sofrer uma infecção generalizada.
Referência Bibliográfica
SALCEDO MMBP; BEITUNE PE; SALIS MF; JIMÉNEZ MF; AYUB ACK. Infecção urinária na gestação. Acesso em Out. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário