O segredo das cores, para melhorar a saúde, bem-estar e sucesso
Luisa Borges
Numa manhã destas, depois de vários dias de chuva, uma imagem no céu me chamou a atenção: um arco-íris circundava o sol, que timidamente mostrava seus raios.
Para os meteorologistas, o fenômeno é chamado de halo solar (reflexo dos raios solares no gelo contido nas nuvens mais altas, onde a temperatura é mais fria), mas para mim foi uma rara oportunidade de observar o colorido contido naquela linda imagem.
Aliás, o arco-íris é uma aparição que faz pensar o quanto as cores estão presentes no Universo e nas nossas vidas.
Tudo é cor e cada cor tem sua energia, que exerce sobre cada um de nós uma determinada sensação.
As cores influenciam nosso comportamento, revelam o nosso estado de espírito e até o nosso estado de saúde.
Alegria, tristeza, paixão, fome, sono, calor, frio, são algumas das sensações provocadas pelas cores.
Assim como podem ser associadas a ideias de liberdade, paz, morte, leveza, austeridade, etc..
A influência das cores também está presente na maneira como nos vestimos, na decoração dos ambientes, nos alimentos, na publicidade, no marketing e no consumo.
O efeito das cores sobre o ser humano vem sendo estudado há muito tempo, mas só no século passado é que as pesquisas passaram a ter caráter e comprovações científicos, sendo usados, atualmente, em vários campos das atividades humanas.
E que tal tirar proveito desses estudos e usar a energia das cores para obter saúde, bem-estar e sucesso?
Aí vão algumas dicas:
• Vermelho: É uma cor vibrante que traz energia, motivação, persistência e autoconfiança. Pessoas abatidas, debilitadas, ou com depressão, podem usar e abusar da cor, pois é revigorante. Exerce um efeito tônico, estimula as células cerebrais e a combatividade. Também alivia o cansaço e suaviza as dores de origem reumática. Na cultura oriental significa sucesso. Muito usada em bares e restaurantes, porque estimula o apetite e faz perder a noção do tempo. Mas, cuidado: se usada em excesso pode causar irritação, nervosismo e até mesmo agressividade.
• Laranja: É a cor da vitalidade e da jovialidade. Tonificante, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e conserva o cálcio no organismo. O uso de roupas da cor laranja faz aumentar o senso humor e o otimismo. Favorece digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico. Pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc., porque cria um ambiente vibrante. Ótima cor para obter sucesso financeiro.
• Amarelo: Representa o Sol, gera qualidades otimistas e positivas. É a cor do intelecto, da inteligência e do bom humor. Favorece os estudos, porque tonifica o sistema nervoso central fortalecendo a concentração e ativando a intuição. Pode ser usada em escritórios e salas de estudos. É indicada para atrair dinheiro. Contribui para a regeneração dos problemas ósseos e combate a prisão de ventre.
• Verde: Simboliza harmonia e equilíbrio. Está associada à autoestima. Ajuda
a diminuir o estresse, criando um ambiente equilibrado e calmo a sua volta.
Estimula os órgãos digestivos, tem ação refrescante e anti-infecciosa. Contribui
para aliviar a insônia e equilibrar a imunidade, por isso é muito usada em
hospitais e clínicas.
• Azul: Sugere espiritualidade, paz, calma e confiabilidade. Ajuda obter harmonia, tranquilidade e traz clareza mental. Quando usada em quartos, produz efeito relaxante, mas o uso em excesso pode criar um ambiente frio e indiferente. Calmante, analgésica, o uso de uma simples lâmpada azul, ajuda no tratamento de infecções com febre. Além disso, atua no sistema nervoso, vasos, artérias e em todo o sistema muscular.
• Rosa: Remete à ideia de leveza e feminilidade, mas também pode ser estimulante, porque, embora seja associada a doçura e suavidade, o rosa é um
tom mais claro do vermelho, e por isso ainda é um forte estimulante. Ideal para ser aplicada em casa ou asilos de pessoas idosas, porque impede a apatia e o desânimo. Ajuda a encontrar a felicidade e obter a simpatia.
• Violeta (e o Lilás): Traz serenidade espiritual. É considerada a cor da temperança, simbolizando a lucidez, o equilíbrio entre o céu e a terra. Eleva a autoestima, purifica o corpo e gera sentimentos como respeito próprio e dignidade. É uma boa cor para ser usada em ambientes de meditação e orações. O uso de roupas dessa cor traz inspiração e imaginação. De todas as cores, é a mais poderosa, portanto deve ser usada com critério. Favorece a saúde e transforma as energias negativas em positivas. Acalma o coração, a mente e os nervos.
• Preto: Simboliza austeridade, poder e respeito, mas atua como isolante e afasta a inveja. Na maioria das sociedades ocidentais, é a cor da morte e do luto. Simboliza também as pessoas que rejeitam a sociedade ou se rebelam contra ela.
• Branco: Símbolo da paz. As roupas brancas têm sido associadas à inocência, a pureza e o desprendimento. Nos países orientais, está relacionada com a morte, na crença de que a pessoa morta partiu para um plano espiritual mais puro. Ao contrário do preto, o branco, reflete todas as cores. Faz com que elas ganhem luminosidade e vida. É uma cor sofisticada e que dá a sensação de amplitude, porque multiplica a luz. Por isso é uma cor muito recomendada para ambientes pequenos.
• Marrom: É a cor da terra e simboliza a materialidade. Proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. Quando usada no seu estado natural, como nos móveis, etc., transmite energia positiva. Mas é aconselhável evitar roupas desta cor.
• Cinza: Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa despercebido. Por ser uma cor neutra, ela realça outras cores. São muitas as formas de utilização das cores na busca de harmonia e bem-estar: nas roupas, na pintura e decoração de ambientes, na alimentação ou mesmo com fins terapêuticos, usando luzes coloridas ou mentalizando as cores.
O importante é desfrutar desse colorido que o Universo colocou à nossa disposição.
Pense nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário