sábado, 14 de dezembro de 2013
SEMENTES E GRÃOS
Muita gente quer perder peso e ficar com a silhueta perfeita; emagrecer de um jeito saudável é ainda muito melhor! A ótima notícia é que esse objetivo pode ser alcançado através de alterações no cardápio do dia-a-dia, com a inclusão de alguns alimentos bastante especiais, que podem servir como auxiliadores na eliminação da gordura da dieta e perda de peso.
Os grãos são um tipo de alimento bastante recomendados para quem quer eliminar uns quilinhos a mais, basta adicioná-los à dieta, combinando com prática regular de exercício físico e alimentação balanceada. Confira a lista das sementes mais indicadas:
soja
Soja: é uma semente excelente para o aparelho reprodutor, especialmente o feminino, sendo até mesmo indicada no tratamento de sintomas da menopausa (como as ondas de calor), além de ser reconhecidamente eficiente no combate ao câncer de mama. A soja cozida fica deliciosa em saladas frias ou pode até mesmo ser misturada no feijão.
Linhaça: é uma semente rica em diversas substâncias, dentre as quais podemos destacar proteínas, fibras, vitaminas, minerais e ômega-3. É indicada para tratamento de uma série de problemas como dislipidemias, aterosclerose, doenças cardíacas, problemas digestivos, câncer além de ainda ter a capacidade de aliviar a prisão de ventre.
Quinoa: é considerado um dos alimentos mais completos do mundo! Riquíssimo em gorduras benéficas ao organismo, minerais e proteínas, também combate a anemia, por conter grande quantidade de ferro, proporcionando bastante e vitalidade. É uma excelente fonte de ômega 3 e 6, que auxilia no controle glicêmico. Também possui ação anti-inflamatória e cicatrizante.
Amaranto: Este grão é tão completo que assemelha-se a combinação arroz com feijão. Tudo porque, assim como o feijão, é rico em proteína (amaranto, porém, tem 14% de concentração, enquanto feijão tem 23%) e como o arroz também possui aminoácidos, moléculas orgânicas essenciais para o nosso corpo. O amaranto é capaz de reduzir a pressão arterial, colesterol e melhorar o funcionamento do intestino. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes. Também não contém glúten. Pode ser encontrado na forma de grão, flocos e farinha.
Chia: Essa é a mais recente novidade em grãos do momento. Ela é capaz de auxiliar na perda de peso, na prevenção da diabetes e doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, essa semente era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos. “A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista.
Gergelim: é um grão bastante rico em cálcio, fósforo, óleos essenciais ao bom funcionamento do organismo, proteínas, lecitina, vitamina E, niacina e minerais; auxiliando no combate aos radicais livres e protegendo as células de possíveis mutações. Além do mais, tem a capacidade de conferir um gostinho especial a qualquer prato. A dose diária de uma colher de chá é o suficiente para que o indivíduo desfrute de todo seu benefício.
Pepitas de Girassol
Semente de girassol: é fonte de vitamina E, um potente antioxidante que combate o envelhecimento precoce. O uso dessa semente pode retardar o aparecimento de fios de cabelo branco e combater sua queda, além de fortalecer as unhas. Deve ser consumida com moderação, uma vez que possui grande valor calórico e o exagero em sua ingesta pode acabar tendo efeito contrário ao esperado.
Para perder peso sem passar fome e ainda garantir mais saúde, além de uma silhueta esbelta e elegante, é só seguir as dicas e ficar em paz com a balança.
Saiba como emagrecer fazendo a dieta dos grãos
As farinhas feitas com grãos são nutritivas e ricas em fibras. Elas fazem com que o organismo trabalhe de forma correta, diminuindo a sensação de fome. Veja quais são as mais usadas e para que elas servem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário